NOSSA PÁGINA

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cobra de cipó Leptophis ahaetulla (Linnaeus,1758); Fauna do Rio Grande do Norte.

Em excursão a RPPN Mata Estrela esse ano, fotografei essa belíssima serpente. Ela estava na vegetação lateral da trilha do pagão camuflada,mas conseguimos vê-la e fotografá-la.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A COBRA-DE-CIPÓ(Leptophis ahaetulla):
   Popularmente conhecida como cobra-de-cipó,azulão bóia ou cobra-verde(não confundir com a espécie Philodryas olfersi),essa espécie alcança no máximo 1,80m de comprimento. Reflita: não são peçonhentas,portanto sua dentição é do tipo áglifa,que quer dizer,que não tem dente especializado para inocular veneno. São encontradas em todos os biomas brasileiros(Mata Atlântica,Amazônia,Caatinga,Cerrado,Pantanal). Serpente subarborícola,sendo ativas durante o dia. Sua alimentação é variada,desde filhotes de aves,ovos,lagartos,roedores,marsupiais até anuros(sapos,rãs e pererecas). Quanto a reprodução são ovíparas,botando de 6 a 12 ovos a cada postura. Quando se sente ameaçada pode fugir;ficar apoiada na cauda,de frente para a ameaça;escancarar a boca;dar golpes com a cabeça e morder.













CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
REINO:Animalia
FILO:Chordata
CLASSE:Reptilia
ORDEM:Squamata
FAMÍLIA:Colubridae
GÊNERO:Leptophis
ESPÉCIE:Leptophis ahaetulla

REFERÊNCIA:

Leptophis ahaetulla. Disponível em:> get-id.com.br/Animais/Serpentes/ListaEspecies.aspx <: 21="" acesso="" div="" em:="">

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário