Nossa página

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sagui-de-tufos-brancos(Callithrix jacchus); Fauna do Rio Grande do Norte.


O Sagui da foto(a primeira) teve muita sorte. Ele sofreu um acidente e seus pais não puderam levá-lo,a minha irmã pegou-o e colocou ele numa caixa e ligou pra mim,procurando saber o que ela devia fazer. Ligou várias vezes pra o IBAMA, mas ninguém atendeu. Fui buscá-lo na casa dela e vi que ele estava muito fraco e não mexia as pernas,em casa cuidei dele e o mesmo ficou bom,depois que vi-o subindo em tudo e correndo pra todo lado,liguei novamente pra o IBAMA e eles vieram buscá-lo."Valeu Anachi(nome dele),boa sorte!",foi nossas últimas palavras,diante do animal antes de ser levado por funcionários do IBAMA. Perguntei qual seria seu destino,eles disseram que iam levá-lo pra o Universidade Federal do Rio Grande do Norte,onde seria provavelmente utilizado como macho reprodutor de um grupo de saguis do departamento de estudos com primatas.




INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O SAGUI-DE-TUFOS-BRANCOS(Callithrix jacchus).
   Popularmente conhecido como sagui,soim,saguim,,mico,sagui-comum. A espécie Callithrix jacchus alcança até 55cm contando com a longa cauda e pesa 250g em média. vivem até 20anos. São onívoros, alimentam-se de frutas,insetos e gomas de árvores. São de hábitos diurnos e arborícolas. Apresentam 32 dentes,8 incisivos,4 caninos,12 pré-molares, e 8 molares. O polegar não se opõe completamente,mas o hálux sim. Raramente adotam a postura bípede. Apoiam-se sempre nas 4 patas. Suas garras são utilizadas para subir nos troncos e para retirar insetos e larvas do interior dos galhos e das árvores. Abrigam-se nos ocos dos troncos dos arbustos e árvores. Os saguis vivem em grupos de 3 até 13 indivíduos(podem ser vistos sozinhos ou em pares). Dormem cerca de 12 a 14h por dia.

 "Gostam de brincar de briga e de esconde-esconde". Apesar disso,o desenvolvimento da caixa craniana,o cérebro é pobre em circunvoluções e cobre completamente o cerebelo.Detesta o frio. O chefe da família tem a obrigação de cuidar dos filhos. Pequenininho,o sagui se agarra no peito do pai e só volta para junto da mãe na hora de mamar. Os filhotes mamam até os 6 meses. com a idade de 15 a 18 meses,os saguis já são capazes de se reproduzirem. E estro acontece a cada 15 a 17 dias,sem ocorrer menstruação. É sem dúvida o símbolo do combate ao tráfico de animais selvagens na região nordestina. Primeiro por ser uma das espécies mais traficadas,no momento da captura de um animal acabam matando normalmente filhotes(gêmeos) que estão sendo carregados por animais maiores. São derrubados a pedradas e mortos impiedosamente.

É encontrado em todo Nordeste Brasileiro,mas foi introduzido em várias Florestas pelo Brasil à fora. É encontrado no bioma da Mata Atlântica e Caatinga. Deve-se evitar contato com esses animais silvestres pois podem transmitir o vírus da raiva.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
REINO:Animalia
FILO:Chordata
CLASSE:Mammalia
ORDEM:Primates
FAMÍLIA:Callitrichidae
GÊNERO:Callithrix
ESPÉCIE:Callithrix jacchus (Linnaeus,1758).

BIBLIOGRAFIA:
Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar.Natal:EDUFRN,1997
Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.
Vários colaboradores. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Parque da cidade: um convite a preservação ambiental / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística, 2008.     

Um comentário:

  1. Entregar um animal silvestre para o IBAMA é condena-lo a morte, pior ainda servir de reprodutor para filhotes que serão usados como cobaias. Me entristeceu seu depoimento.

    ResponderExcluir