Nossa página

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Urubu-de-cabeça-preta(Coragyps atratus); Fauna do Rio Grande do Norte.


INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O URUBU-DE-CABEÇA-PRETA(Coragyps atratus).
  Nojentinho e sujo(é o que muitos acham dele). Assim é o Urubu,cujo nome em tupi-guarani significa galinha preta. Popularmente conhecida como urubu-de-cabeça-preta ou urubu comum é o mais comum no Brasil entre as quatro espécies de urubus que ocorre no país. Anda aos pulos. pesa 1,6 kg e de ponta de uma asa à outra,mede 1,43m. É símbolo de oportunismo,e no folclore é personagem de ditos populares:"praga de urubu não não mata cavalo velho",e por aí vai.
    Voar é com ele. Como um planador, aproveita as horas mais quentes e pega carona nas correntes de ar ascendentes.sobe sem esforço e planando se esquece da vida. Provoca muitos acidentes aéreos e,por isso,já foi usado até como bala de canhão em testes de resistência de vidros especiais para cabines de avião. Mas ele ajuda a livrar a terra aqui embaixo da carniça e dos restos de animais podres.

 A três mil metros de altura consegue localizar um objeto um objeto de 30cm. a cabeça dele é raspada para facilitar a comilança quando chafurda na carniça. Os urubus comem carne podre,mas não ficam doentes nem transmitem doenças. Acredita-se que o seu sistema imunológico seja perfeito,ou quase.
 Por tudo isso,o parentesco dele com a cegonha é algo que pouca gente admite. Mas uma pesquisa que analisou as diferenças genéticas das aves,propôs transferir o o desengonçado urubu, da ordem dos Falconiformes(águia e falcões) para a dos Ciconiformes(cegonhas e garças).Apesar das visíveis diferenças de estilo,cardápio e beleza,aquela que nos contos de fada carrega bebe no bico.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
REINO:Animalia
FILO:Chordata
CLASSE:Aves
ORDEM:Ciconiformes
FAMÍLIA:Cathartidae
GÊNERO:Coragyps
ESPÉCIE:Coragyps atratus ( Bechstein,1793).

BIBLIOGRAFIA:
-->
Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar.Natal:EDUFRN,1997

Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.

Lemos,Francisco. Natureza Viva. Casa Publicadora Brasileira,2001.
-->

Conheça o pantanal/Nicéia wendel de magalhães.SP:terragraph,1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário