Nossa página

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Jibóia(Boa constrictor); Fauna do RN

 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A JIBÓIA(Boa constrictor)
 Conhecida popularmente como jibóia,cobra-de-veado,anaconda,boiaçu ou jacucanga , a serpente Boa constrictor é encontrada em todos os biomas brasileiros. Habita campos,matas e cerrados. De hábito semiarborícola(terrícola e arborícola),sendo encontradas no chão e até 5m de altura em galhos de árvores.
    São ativas tanto durante o dia quanto à noite e ficam mais ativas em períodos chuvosos. Quanto à reprodução são vivíparas. Após uma gestação que varia de 127 a 249 dias,nascem de 8 a 55 filhotes por ninhada,entre novembro e fevereiro,medindo de 25 a 50cm de comprimento. Mas quando se tornam adultas podem atingir 3m de comprimento em média. Apresenta vestígios ósseos de cintura pélvica e membros posteriores:o par de esporões localizados ao lado da abertura cloacal.
    Quando sente-se ameaçada pode se defender dando golpes com a cabeça ou botes ,pode morder se for manuseada. Quando irritada expira o ar dos pulmões com violência, que ao passar pela glote faz um ruído característico,conhecido como o “Bafo da Jibóia”. Como todos representantes da família Boidae não são peçonhentas,apresentando dentição do tipo áglifa(dentes iguais sem presas inoculadoras de veneno) matando suas presas por constrição,que geralmente são aves,lagartos e roedores.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
REINO:Animalia
FILO:Chordata
CLASSE:Reptlia
ORDEM:Squamata
FAMÍLIA:Boidae
GÊNERO: Boa
ESPÉCIE: Boa constrictor (Linnaeus,1758).
VEJA ESSE BELO VÍDEO DE UMA JIBÓIA COMENDO UM LAGARTO!!!

BIBLIOGRAFIA:

Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar.Natal:EDUFRN,1997.

Neto, Miguel Rocha. Guia ilustrado: fauna da escola das dunas de Pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos, 2001.

Vários colaboradores. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Parque da cidade: um convite a preservação ambiental / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística, 2008.     

PDF. Museu Instituto Butantan. Principais Serpentes Brasileiras,Serpentes não peçonhentas.

Disponível em:> get-id.com.br/Animais/Serpentes/ListaEspecies.aspx <: 08="" acesso="" div="" em:="">

3 comentários:

  1. Olá amigo Chico,
    linda postagem,realmente a jibóia é um lindo animal,pena que seja tão ameaçada,pois as pessoas tem o péssimo hábito de matar esse magnífico animal,o que tem reduzido consideravelmente seu número na natureza.

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Paulo, agradeço a sua participação nesse Blog. infelizmente muitas pessoas ignorantes ainda matam essas serpentes de maneira indiscriminada.
    Abraço,Chicozoo.

    ResponderExcluir
  3. Olá uma certo dia apareceu uma jiboia no eixo esquerdireito esquerdo do meu carro, justamente aonde os meus cachorros urinam, gostaria de saber se a urina dos cachorros acabam atraindo elas? E se a jiboia consegui subir até que altura? Atenciosamente Darlan Alencar

    ResponderExcluir