NOSSA PÁGINA

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Formiga Tocandira(Dinoponera quadriceps); Fauna do Rio Grande do Norte





   Viajando pela região litorânea ou interior da Terra do Sol(Rio Grande do Norte), sempre vejo a formiga Tocandira. Não é tão fácil fotografá-la por que parece que estar sempre se movimentando,mas consegui fazer as fotos acima.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A TOCANDIRA(Dinoponera quadriceps). Popularmente conhecida com Tocandira ou formigão,a formiga Dinoponera quadriceps é uma das maiores formigas do mundo e é a maior representante da família Formicidae,com tamanho médio de 3,5 cm. Sua coloração é totalmente preta,é endêmica do Nordeste Brasileiro sendo encontrada na Mata Atlântica,Caatinga,Cerrado e Brejos de Altitude. É uma espécie monomórfica que apresenta sociedade sem divisões de castas de fêmeas(rainhas,operárias),sendo a reprodução assegurada por indíviduos férteis,cujo número varia de um a dez em uma colônia de 120 adultos(Dantas de Araujo,1990&1991). A fêmea reprodutiva de D.quadriceps pode ser substituída por outras operárias em caso de morte ou final reprodutiva da mesma. Forrageiam solitariamente e não apresentam recrutamento mesmo quando há grande disponibilidade alimentar. São carnívoras ,alimentam-se de artrópodes e são de hábito terrestre. Deve-se evitar manuseá-la, pois ela possui uma picada dolorosa.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

REINO:Animalia
FILO:Uniramia
CLASSE:Insecta
ORDEM:Hymenoptera
FAMÍLIA:Formicidae
GÊNERO:Dinoponera
ESPÉCIE:Dinoponera quadriceps Santschi,1921.

BIBLIOGRAFIA:

Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar.Natal:EDUFRN,1997


Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.

Hiélia Costa dos Santos, Rosiane Elvina Sousa de Andrade & Arrilton Araújo Setor de Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal –RN.Aspectos comportamentais das interações sociais em Dinoponera quadriceps (Hymenoptera, Formicidae, Ponerinae) em ambiente natural.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário