Nossa página

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Formiga Tocandira(Dinoponera quadriceps); Fauna do Rio Grande do Norte





   Viajando pela região litorânea ou interior da Terra do Sol(Rio Grande do Norte), sempre vejo a formiga Tocandira. Não é tão fácil fotografá-la por que parece que estar sempre se movimentando,mas consegui fazer as fotos acima.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A TOCANDIRA(Dinoponera quadriceps). Popularmente conhecida com Tocandira ou formigão,a formiga Dinoponera quadriceps é uma das maiores formigas do mundo e é a maior representante da família Formicidae,com tamanho médio de 3,5 cm. Sua coloração é totalmente preta,é endêmica do Nordeste Brasileiro sendo encontrada na Mata Atlântica,Caatinga,Cerrado e Brejos de Altitude. É uma espécie monomórfica que apresenta sociedade sem divisões de castas de fêmeas(rainhas,operárias),sendo a reprodução assegurada por indíviduos férteis,cujo número varia de um a dez em uma colônia de 120 adultos(Dantas de Araujo,1990&1991). A fêmea reprodutiva de D.quadriceps pode ser substituída por outras operárias em caso de morte ou final reprodutiva da mesma. Forrageiam solitariamente e não apresentam recrutamento mesmo quando há grande disponibilidade alimentar. São carnívoras ,alimentam-se de artrópodes e são de hábito terrestre. Deve-se evitar manuseá-la, pois ela possui uma picada dolorosa.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

REINO:Animalia
FILO:Uniramia
CLASSE:Insecta
ORDEM:Hymenoptera
FAMÍLIA:Formicidae
GÊNERO:Dinoponera
ESPÉCIE:Dinoponera quadriceps Santschi,1921.

BIBLIOGRAFIA:

Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar.Natal:EDUFRN,1997


Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.

Hiélia Costa dos Santos, Rosiane Elvina Sousa de Andrade & Arrilton Araújo Setor de Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal –RN.Aspectos comportamentais das interações sociais em Dinoponera quadriceps (Hymenoptera, Formicidae, Ponerinae) em ambiente natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário