Nossa página

sábado, 6 de março de 2010

Ameixa(Ximenia americana); Flora do Rio Grande do Norte.






Fotografias tiradas numa mata de tabuleiro no Sítio Timbaúba,município de Monte Alegre,Rio Grande do Norte. O fruto da ameixa não é apenas bonito,é muito gostoso.
ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A AMEIXA(Ximenia americana):
Planta de porte arbustivo,espinhoso,de casca avermelhada,lisa,muito adstringente. Folhas inteiras e pequenas. Flores branco-amareladas,peludas,o cheiro da flor lembra a da laranjeira. O fruto é do tipo drupa amarelo-alaranjada,subglobosa,de 1,5 a 2cm de diâmetro,aromático,comestível,envolvendo uma semente com amêndoa branca. Usa-se a casca como adstringente,quer em banhos prolongados nas menstruações excessivas, quer em cozimento na lavagem de feridas ou ainda sob a forma de pó na cicatrização das úlceras. As sementes dão 70% de óleo viscoso,amarelo e purgativo. Madeira leve,elástica,rósea,própria para cabo de ferramentas. Cosmopolita tropical,das praias e tabuleiros arenosos circunvizinhos.
Preserve a natureza!
BIBLIOGRAFIA:
Renato Braga.Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1996.

3 comentários:

  1. Gostei da informação. Tenho um no meu terreno e gosto do sabor azedo dele.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Selma, fico feliz pela sua participação nesse blog.
      É uma planta com muitas propriedades úteis ao ser humano e também de grande utilidade para manutenção do ecossistema de tabuleiro e de sua biodiversidade.
      Votos de Paz,Saúde e Sucesso para a senhora e família!!!
      Atenciosamente
      Francisco V. de Souza,Graduado em Ciências Biológicas.

      Excluir
  2. Boa noite sou colecionador de frutiferas e queria fazer contato com pessoas que tenha sementes desta AMEIXA(XIMENIA AMERICANA) para vender ou trocar
    Email: pesqueirarui6@gmail.com
    TEL:(21)997852489
    RUI

    ResponderExcluir