Nossa página

segunda-feira, 8 de março de 2010

Borboleta-coruja(Caligo cf. beltrao); Fauna do Rio Grande do Norte.



   Essa espécie, em minhas excursões pelo território Potiguar, eu a vi nos municípios de Monte Alegre,Baía Formosa(Mata Estrela) e Goianinha,nessas ocasiões sempre no interior de Florestas.
A borboleta-coruja(Caligo beltrao), é uma das maiores espécies de borboleta do Brasil, podendo medir até 180mm de envergadura. Vive junto à beira de matas ou entre bananeiras. Voa próximo ao solo ao amanhecer e no crepúsculo passa o dia pousada em locais sombrios e úmidos. O ciclo de vida(do ovo ao adulto) dura cerca de 105 dias. A lagarta(fase larval) se alimenta de folhas de bananeira. É curioso notar que quando estar pousada,observar-se destacadamente nas asas posteriores duas manchas ocelares,uma em cada asa,que lembra olhos de coruja,daí o nome borboleta-coruja. Essa adaptação serve para enganar seus predadores. Preserve a natureza!

REFERÊNCIAS:
Petrobrás. Serco. Espécies da Fauna Brasileira. 1.ed. Rio de Janeiro,1982.
Disponível  em: >http://clubevaldenses.vilabol.uol.com.br/borboletas.htm < Acesso em: 08/03/2010.

2 comentários:

  1. Achei muito legal, mas achei estranho o fato de uma borboleta dessas ter entrado dento da minha casa em um local muito movimentado sem arvores apenas casas e prédios ela é linda e o lado de dentro dela é um lindo azul com uma intensidade que somente Deus consegue fazer tamanha beleza.
    OBS: eu moro no rio grande do sul, porto alegre.em meio de apenas prédios e casa.

    ResponderExcluir