Nossa página

domingo, 18 de abril de 2010

Caranguejeira(Lasiodora klugii); Fauna do Rio Grande do Norte.

   Imagens feitas na Reserva Particular do Patrimônio Natural Mata Estrela, no município de Baía Formosa,Rio Grande do Norte. Essa aranha Caranguejeira(Lasiodora klugii) apresenta colorido geral negro com longos pelos avermelhados no dorso do abdome. Ocorre no nordeste do Brasil,encontrando-se amplamente distribuída no nosso estado,principalmente nos ecossistemas litorâneos,como dunas,restinga que fazem parte do grande Bioma Mata Atlântica,mas também ocorre no Bioma Caatinga. 


















   Habita tocas,galerias subterrâneas,ambientes úmidos. Sendo assim terrestres,são de hábitos noturnos, mas pode ser vista as vezes se deslocando durante o dia, já vi por exemplo ela passando no meio de uma trilha em uma Mata pela manhã após uma chuva. Alimenta-se principalmente de artrópodes,como baratas, grilos, gafanhotos e até outras aranhas, mas também as vezes incluem em sua dieta pequenos vertebrados como anuros, répteis e mamíferos. É a maior caranguejeira do Rio Grande do Norte,alcançando uma envergadura de até 18cm de comprimento. 













   Reflita:quando se sente ameaçada assume a postura de ataque igual a uma armadeira e solta muitos pelos urticantes,que é o único perigo para o homem, se ele for alérgico,pois seu veneno é pouco tóxico nos humanos não oferecendo grande perigo.
 Pode viver até 15 anos e é uma aranha que adapta-se facilmente em cativeiro. Mas como é um animal silvestre da fauna brasileira o ideal é ter uma autorização do IBAMA para te-la como animal de estimação. 


BIBLIOGRAFIA:
-->
Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar.Natal:EDUFRN,1997

Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.

Um comentário:

  1. Olá, e quanto a "acanthoscurria natalensis", ela é muito parecida com a Lasiodora Klugi. Tenho dúvidas para diferenciá-las.

    Belo post, vlw

    ResponderExcluir