Nossa página

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Perereca- de- bananeira(Boana raniceps); Fauna do Rio Grande do Norte.




































   Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte vi essa bela "perereca" próximas a lagoas, em arbustos a margem de porções de água e em banheiros nos municípios de Baía formosa na RPPN Mata Estrela, em Nísia Floresta, Monte Alegre e Pedro Velho. Esse animal belíssimo é um anfíbio da ordem(grupo) Anura(anfíbios sem cauda),especificamente é uma perereca da família Hylidae. 
   Conhecida popularmente como perereca-de-bananeira por alguns, a Boana raniceps ocorre  na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Paraguai e possivelmente Peru. 
Tem hábitos noturnos e arborícola, ficando escondidas nas folhagens durante o dia e ao cair da tarde inicia a vocalização ainda no esconderijo e com o avançar da noite se desloca para próximo de lagos, pântanos ou rios.  São territorialistas e se ouvem outros machos vocalizando saem em perseguição a ele.

Preserve a natureza!
REFERÊNCIA:

Disponível em : > http://www.plantasdeaquario.com/zoo95.htm  < Acesso em:09/04/10.

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Unknown!
      A espécie do post acima é inofensiva, não apresenta glândulas de veneno.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Silvana!
      A espécie do post acima é inofensiva, não apresenta glândulas de veneno.

      Excluir
  3. Encontrei no meu quintal uma dessa o que eu faço

    ResponderExcluir
  4. Olá Unknown! Se ela apareceu naturalmente no seu quintal é bom, pois ela vai ajudar por exemplo a controlar as populações de insetos...
    Ela é inofensiva! Esses dias apareceram duas dentro da minha casa...

    ResponderExcluir
  5. Heje apareceu uma quase dentro do banheiro eu e minha mãe ficamos muito assustadas e pensamos o que a gente faz, então o que as pessoas devem fazer quando uma espécie desse tipo aparecer em casa? O que você recomenda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown!
      Como o banheiro é relativamente o ambiente mais úmido dentro de casa, esse é o local mais provável de aparecer um anfíbio anuro como a perereca.
      Nesse caso, sendo apenas um animal, teoricamente você poderia entrar em contato com órgãos ambientais para retirada do animal- como o órgão estadual ou municipal, ou ainda corpo de bombeiro ou a polícia ambiental. Mas na prática o mais comum e relativamente fácil, é com cuidado, usando um balde grande captura-la(com segurança para ambos-homem/fauna) e em seguida soltá-la em uma área de mata que seja úmida e que tenha um corpo de água...
      Se você tem medo, poderia pedir pra alguém que não tem fazer isso, mas antes é importante tentar ver se algum dos órgãos ambientais podem vir, se não, que autorizem a captura seguido de soltura do animal com segurança.

      Excluir
    2. Ocorrem também em São José de Mipibu -RN

      Excluir
  6. Estou criando uma no quintal. É uma festa quando ela aparece.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de achar uma no terreno da minha casa.. SC 😄

    ResponderExcluir