NOSSA PÁGINA

sábado, 17 de abril de 2010

Facheiro Pilosocereus cf. pachycladus





  

















A foto ao lado foi tirada na subida da serra da tapuia no município de Sítio Novo,Rio Grande do Norte. Planta conhecida popularmente como Facheiro(Pilosocereus pachycladus) que pertence à família Cactaceae. Por lembrar o seu aspecto um grande facho espetado ao chão,deu-lhe o sertanejo o sugestivo nome de facheiro. Espécie nativa, endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no bioma Caatinga, ela pode atingir 10m de altura. Por acumular água em seu caule, é considerada assim como o Mandacaru(Cereus jamacaru), um recurso forrageiro importante, principalmente durante o período mais seco do ano, na região Semiárida. 
  Na literatura é citada na medicina popular no tratamento da anemia e gastrite, como fonte de combustível (óleo e lenha), como espécie ornamental e seu fruto do tipo baga é comestível.
Preserve a natureza!



BIBLIOGRAFIA:

Renato Braga. Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1996.

Valdeline a. silva. Diversidade de uso das cactáceas no nordeste do brasil: uma revisão. gaia scientia (2015). Edição especial cactaceae. volume 9(2): 137-154. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário