NOSSA PÁGINA

sábado, 17 de abril de 2010

Guajiru(Chrysobalanus icaco L.); Flora do Rio Grande do Norte.



Essa fotos foram tiradas na vegetação de dunas em búzios,as margens da lagoa dourada,no município de Nísia floresta,Rio Grande do Norte. O Guajiru(Chrysobalanus icaco L.) é uma planta de porte arbustivo,alcançando de 2 a 4m de altura. Possue folhas alternas,curtamente pecioladas,inteiras,coriácias. Flores alvas,pequenas,em pequenos cachos ramosos,axilares e terminais. O fruto é do tipo drupa,carnosa,lisa,lembrando uma azeitona,de cor geralmente arroxeada,com polpa branca,adocicada,encerrando 1 caroço oval. Sendo o fruto comestível. Reflita: cascas,folhas e raízes adstringentes,usadas no tratamento das diarréias e leucorréias. Serve também para tingir fios e cordas,especialmente redes de pescar,é uma boa fixadora de dunas e  pode ser cultivada como cerca viva. Ocorre na América tropical e África ocidental, sendo encontrada nos tabuleiros arenosos da região litorânea.

BIBLIOGRAFIA:

Renato Braga.Plantas do  nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1996.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. O MÉDICO QUE ME ACOMPANHA NA MINHA DIABETES MELITUS ME RECOMENDOU UTILIZAR A GUAJIRU, CUJO NOME CIENTÍFICO É CHRYSOBALANUS ICARO.
    GOSTARIA QUE ALGUMA PESSOA ME INDICASSE UM LOCAL ONDE PUDESSE COMPRÁ-LA. DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  2. Olá,Senhor Genilson, fico feliz pela sua participação nesse blog. Aqui no Rio Grande do Norte nunca vi sendo vendido em supermecados ou feiras livres, mas sei que o senhor pode encontra-lá facilmente nos tabuleiros arenosos da região litorânea.
    Votos de Paz,Saúde e Sucesso para o senhor e família!!!
    Atenciosamente
    Francisco V. de Souza,Graduando em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de encontrar guajiru já vi em minha infância em minha região mais agora com a desvastação,do ambiente de mangue esta dificil de encontrar o daqui era meio roseado.

    ResponderExcluir
  4. Hoje aprendi uma cantiga de roda que fala de Guajiru:
    Fui na mata pegar guajiru, formiga de fogo já me mordeu

    ResponderExcluir
  5. Olá, Chico! Acabei de conhecer seu blog, procurando detalhes sobre grajiru, e me apaixonei. Moro há 8 anos em terras potiguares e amo a riqueza natural que aqui encontrei. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Olá, Chico! Acabei de conhecer seu blog, procurando detalhes sobre grajiru, e me apaixonei. Moro há 8 anos em terras potiguares e amo a riqueza natural que aqui encontrei. Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Olá Monica! Fico feliz com sua participação nesse blog. Que bom que gostou!
    Também adiciono outras fotos da nossa fauna e flora na nossa página no facebook: https://www.facebook.com/faunaefloradorn/

    Votos de paz,saúde e prosperidade para a senhora e família!!!
    Atenciosamente,Francisco Souza, Biólogo.

    ResponderExcluir
  8. Olá,meu nome é Wellington Balbino Gonçalves,moro sou do Recife-Pé,mas estou morando no município de Camaragibe também em Pernambuco,eu tenho pé de guajiru no quintal da minha casa e também algumas muda,eu queria saber sobre o tratamento pra diabete,se com o fruto,com a folha ou com a raiz?.AGUARDO A RESPOSTA,envia pro meu email:wbalbinowellington@gmail.com.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Olá,meu nome é Wellington Balbino Gonçalves,moro sou do Recife-Pé,mas estou morando no município de Camaragibe também em Pernambuco,eu tenho pé de guajiru no quintal da minha casa e também algumas muda,eu queria saber sobre o tratamento pra diabete,se com o fruto,com a folha ou com a raiz?.AGUARDO A RESPOSTA,envia pro meu email:wbalbinowellington@gmail.com.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir