Nossa página

sábado, 17 de abril de 2010

Guariba(Alouatta belzebul L.); Fauna do Rio Grande do Norte.

    Esses registros fotográficos foram feitos na RPPN Mata da Estrela,em Baía Formosa,Rio Grande do Norte. Até onde sei,no estado do Rio Grande do Norte,essa espécie só ocorre nesse município principalmente nesse resquício de Mata Atlântica,um dos motivos principais para proteger essa área de vegetação nativa, que por lei só é permitida o uso sustentável da mesma, mas infelizmente ainda ocorre a retirada não sustentável de árvores e a caça não esportiva no local.
    "Mamífero conhecido popularmente como Guariba(Alouatta belzebul L.) ou barbado,esse primata pertence a família Atelidae. Apresenta barba de pelagem densa,já os pelos da cabeça são curtos e a cauda por ser preênsil, é usada como quinto membro,facilitando assim o deslocamento do animal na copa das árvores.Estes animais emitem sons que podem ser altíssimos,sendo ouvidos até uns 5 km de distância. Em determinadas horas do dia vocalizam(ronco) em grupo,ao alvorecer e ao entardecer,ou esporadicamente durante o dia para informar sua própria posição aos grupos mais próximos.
   Sendo endêmico do Brasil,ocorre nos estados do Pará,Maranhão,Alagoas,Pernambuco,Paraíba e Rio Grande do Norte. Habita nos biomas Mata atlântica e Amazônia. Alimenta-se de folhas jovens e ou maduras,flores,frutos e insetos. Quando adulto pesa de 4 à 8kg. Atingem o comprimento da cabeça-corpo variando de 45cm a 60cm e a cauda de 55 a 69cm. Movimentam-se lentamente através dos galhos utilizando-se dos 4 menbros em passos regulares. Os machos atingem a maturidade sexual entre 58 e 66 meses e as fêmeas entre 43 e 54 meses;gestação dura de 184 a 194 dias,com nascimento de apenas um filhote."
   Não compre animais silvestres sem autorização de um órgão responsável. É crime! Preserve a natureza! VEJA O VÍDEO: GUARIBAS VOCALIZANDO NA RPPN MATA DA ESTRELA,EM BAÍA FORMOSA,RIO GRANDE DO NORTE.


REFERÊNCIA:
Paulo,Auricchio.Primatas do Brasil. São Paulo:Terra Brasilis,1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário