Nossa página

domingo, 25 de abril de 2010

Mocó(Kerodon rupestris); Fauna do Rio Grande do Norte.


   Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte vi esse animal no seu habitat  nos municípios de Acari,Santana do Matos,Campo Redondo,Jardim do Seridó e Cerro Corá, sempre em aglomerações rochosas.
O Mocó(Kerodon rupestris) é um mamífero da família Caviide. Roedor de grande porte(maior do que o preá) e pode pesar de 400-1100g,sua cauda é atrofiada. São animais de hábitos terrestres,vive no bioma caatinga,usa locas de rochas como refúgios e ninhos,e têm ninhada de 2 a 3 filhotes,provavelmente duas vezes por ano são. São animais dóceis com potencial para domesticação.

 Reflita: muito caçado devido ao seu tamanho e a qualidade de sua carne,sendo o homem uma grande ameaça para sua sobrevivência. Defecam sempre no mesmo local,geralmente em posição elevada, e possuem uma vocalização de alarme característica. São altamente adaptados às condições de calor,falta de água e alimento,próprias das constantes secas do Nordeste.

BIBLIOGRAFIA:

Paiva,Melquíades Pinto&Campos,Eduardo. Fauna do Nordeste do Brasil: conhecimento científico e popular. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil,1995.

REIS, dos R. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, de I. P. Mamíferos do Brasil – Londrina, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário