NOSSA PÁGINA

terça-feira, 15 de junho de 2010

Angélica(Guettarda angelica); Flora do Rio Grande do Norte.

   Essa planta é conhecida como Angélica(Guettarda angelica) e pertence a família Rubiaceae. Espécie típica da caatinga que ocorre nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco,Ceará e Bahia.  Alcança em média cerca de 3m de altura. Ela é bastante comum nas restingas e tabuleiros. Sua madeira é utilizada como carvão combustível e como lenha para construção rural. Arbusto de casca escura e lenho muito duro.













   Folhas opostas,flores pequenas,brancas,aromáticas,em cimos axilares. Fruto do tipo drupa achatada e angulosa,esbranquiçada quando madura,coroada no ápice. Reflita: raíz de cor castanha, empregada como emenagoga e abortiva. ainda tônica,estomáquica e febrifuga. os criadores aplicam a sua infusão para combater a diarréia dos bovinos e equideos. Essas fotos foram tiradas em Nísia Floresta-RN,num fragmento de mata de tabuleiro; a terceira foto tenhe um ninho de vespas,frutos branquinhos e flores brancas.


BIBLIOGRAFIA:
Renato Braga,Plantas do Nordeste,especialmente do Ceará.coleção mossoroense-volume XLII.

Vários colaboradores. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Parque da cidade: um convite a preservação ambiental / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística, 2008.     
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário