Nossa página

terça-feira, 29 de junho de 2010

Gato Mourisco(Herpailurus yagouaroundi); Fauna do Rio Grande do Norte.



Fonte: http://www.kaieteurnewsonline.com/images/2011/07/Jaguarundii.jpg

   Conhecido popularmente como Gato-mourisco, gato vermelho ou Jaguarundi(Herpailurus yagouaroundi; sinônimo= Puma yagouaroundi), esse felino ocorre em todo Brasil com exceção do sul do estado do Rio Grande do Sul. Sua distribuição estendendo-se desde o sul do Texa até as províncias de Buenos Aires e Rio Negro na Argentina. Ocorre nos seguintes biomas brasileiros: Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia, Cerrado, Pantanal e Campos sulinos. São animais terrestres de hábitos solitários, unindo-se apenas para acasalar e são ativos predominantemente durante o dia. Carnívoro como os demais felinos, o Jaguarundi se alimenta de pequenos roedores, aves, répteis e anfíbios. As fêmeas geralmente entram em estro uma vez por ano. O período de gestação varia de 72 a 75 dias, quando nascem de 2 a 3 filhotes por parto.

     O Gato Mourisco(Herpailurus yagouaroundi) é uma espécie de porte médio com comprimento variando de 49 a 77 cm (média 63cm), a cauda é longa de 28 a 59 cm (média 42cm) e peso em torno de 5,2kg (3-7kg). Possui uma aparência distinta, sem a presença de manchas, cabeça pequena, alongada e achatada, e orelhas pequenas e bem arredondadas. As pernas são relativamente curtas em relação ao corpo. A coloração é uniforme, apresentando três tipos básicos: amarronzada-negra, acinzentada e vermelho-amarelada. Os indivíduos de coloração mais escura estão associados a florestas, enquanto os mais claros a ambientes mais secos e abertos.

   Herpailurus yagouaroundi é classificada como vulnerável no estado do Rio Grande do Sul, presumidamente ameaçada de extinção em Minas Gerais, deficiente em dados no Paraná, espécie de preocupação menor na Lista Vermelha mundial da IUCN, e citada no apêndice I da CITES. De acordo como o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção(ICMBio,2018) o gato-mourisco encontra-se ameaçado de extinção em nível nacional, na categoria de vulnerável. 

Reflita: A principal ameaça não apenas para esse felino, mas para todos os gatos silvestres brasileiros, é a fragmentação e destruição de habitats, já que os felinos geralmente precisam de grandes áreas para viverem bem. Esse animal ainda ocorre em nosso estado, no domínio das Caatingas e provavelmente no que ainda resta da nossa Mata Atlântica.

BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA ,L. B. de, Queirolo,D., Beisiegel ,B. de M. & Oliveira, T. G. de.,2018. Puma yagouaroundi (É. Geoffroy, 1803). In: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. (Org.). Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume II - Mamíferos. Brasília, DF. ICMBio.  p. 366-369.  

REIS, dos R. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, de I. P. Mamíferos do Brasil. Londrina, 2006. 

OLIVEIRA, T. G. & CASSARO, K. Guia de campo dos felinos do Brasil. Instituto Pró- Carnívoros; Fundação Parque Zoológico de São Paulo; Sociedade de Zoológicos do Brasil; Pró- Vida Brasil: São Paulo, 80 p. 2005.

4 comentários:

  1. É um lindo animal! É uma pena que não haja preocupação por parte da maioria dos humanos em preservar o habitat desses animais tão especiais. Espero que essa espécie consiga se manter em nosso planeta. Gostaria de um dia poder vê-lo na natureza, principalmente no território do Estado do Rio Grande do Norte.

    Patrick Freire - RJ - Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Olá senhor Patrick, fico feliz com sua participação nesse blog. é uma triste verdade,nas áreas protegidas( como APA,RPPN,PARQUES etc), não existe fiscalização intensiva em prol da proteção da biodiversidade local.Votos de Paz,Saúde e Sucesso para o senhor e família!!!Atenciosamente
    Francisco V. de Souza,Graduando em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
  3. Acho que este animal poderia ser criado em Criatórios Comerciais visando a sua procriação visando a troca por espécies silvestres exóticas. Como também poderia ser alvo de reprodução c/Felis silvestris catus, produzindo um híbrido fértil que potencialize a atividade caçadora p/fins de segurança de paiós de sementes, apresentado a docilidade do gato doméstico.

    ResponderExcluir
  4. Estive a menos de dois metros de distância de dois deste, nesto domingo, aqui no município de Chã Grande, PE

    ResponderExcluir