Nossa página

sábado, 5 de junho de 2010

Mandevila(Mandevilla moricandiana); Flora do Rio Grande do Norte.

















Essa é a Mandevila(Mandevilla moricandiana), uma planta que só foi registrada na região Nordeste do Brasil, especificamente nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia. ela é da família Apocynaceae, trepadeira com látex alvo e flores rosadas ou brancas com interior róseo. as flores mais novas possuem pétalas róseo-claras, enquanto as mais antigas são brancas. Essas fotos foram tiradas próximo as lagoas de búzios em Nísia Floresta, Rio Grande do Norte. Mas já vi essa espécie em vários municípios litorâneos e até na região agreste, em nossos tabuleiros e dunas. belíssima! Preserve a natureza!


BIBLIOGRAFIA:
Vários colaboradores. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Parque da cidade: um convite a preservação ambiental / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística, 2008.     

2 comentários:

  1. Temos a mandevila tb aqui no parque da cidade Dom Nivaldo Monte em Natal-RN. Está na florada exatamente neste momento em novembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pelo comentário!
      Exatamente, é uma espécie que ocorre em nossa restinga e ou tabuleiro litorâneo, sendo encontrada por exemplo no Parque da cidade e Parque das dunas.
      At.te,Francisco Souza.

      Excluir