NOSSA PÁGINA

terça-feira, 27 de julho de 2010

Ipê roxo(Tabebuia impetiginosa); Flora do Rio Grande do Norte.

Fonte:http://www.tokowow.com/wp-content/uploads/2015/06/Jual-Bibit-Tabebuia-Impetiginosa-1.jpg
   Árvore conhecida popularmente como Ipê roxo,Pau-d arco-roxo,Ipê-una,Ipê preto e cientificamente como Tabebuia impetiginosa. Pertence a família Bignoniaceae. O Ipê roxo pode atingir 12m de altura. Essa espécie ocorre tanto na mata pluvial atlântica como na floresta semidecídua,ocasionalmente no cerrado. Hà registros dela nos seguintes estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Reflita: A madeira dela é adequada para construções externas,como dormentes,postes etc,para esquadrias,para trabalhos de torno,confecção de artigos esportivos,como locas de boliche,acabamentos internos,como tábuas para assoalhos,degraus de escada,etc. para carrocerias e instrumentos musicais.
   É uma árvore ornamental quando está florida e uma ótima opção para arborização urbana. É tambem adequada para compor reflorestamentos com fins ecológicos. Planta decídua durante o inverno,heliófita,característica das florestas semidecídua e pluvial. Apresenta ampla dispersão,porém descontínua em toda sua área de distribuição.
Floresce nos meses de maio-agosto. Os frutos amadurecem em setembro-outubro. A infusão das cascas tem aplicação no combate à sarna,daí veio o seu específico impetiginosa,isto é,contra o impetigo.


BIBLIOGRAFIA:

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DO PARQUE ESTADUAL DAS DUNAS DE NATAL. Disponível em: www.parquedasdunas.rn.gov.br/flora.asp  Acesso em: 27/07/2010.
Lorenzi,Harri,Árvores brasileiras:manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil,vol.1.4 ed. Nova Odessa,SP:Instituto Plantarum,2002.
Renato Braga. Plantas do Nordeste,especialmente do Ceará. coleção mossoroense-volume XLII
Fonte da 1ªfoto:http://www.tokowow.com/wp-content/uploads/2015/06/Jual-Bibit-Tabebuia-Impetiginosa-1.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário