Nossa página

domingo, 25 de julho de 2010

Jaguatirica(Leopardus pardalis); Fauna do Rio Grande do Norte.


Fonte:http://lynx.uio.no/lynx/catsgportal/cat-website/catfolk/ocelot07.htm
   Felídeo conhecido popularmente como Jaguatirica e cientificamente como Leopardus pardalis. Essa espécie é solitária,terrestre e ativa principalmente a noite. Ela vive nos seguintes biomas brasileiros: Caatinga,Mata Atlântica,Amazônia,Pantanal,Cerrado e Campos Sulinos. É encontrada do sudoeste do Texa(Estados Unidos) e oeste do México ao norte da Argentina,até 1.800 m de altitude. Ocorre em todo o Brasil,exceto no sul do estado do Rio Grande do Sul. Assim como todos os felídeos a Jaguatirica é um animal carnívoro,se alimentando principalmente de roedores,marsupiais,aves,lagartos e serpentes. Há um relato de uma Jaguatirica que matou uma Jibóia de 213 cm de comprimento. Entretanto, ela já foi vista comendo outras presas maiores como macacos,quatis,tatus e cutias. O período de gestação dura de 70 a 80 dias,nascendo de um a quatro filhotes. É uma espécie de porte médio, com comprimento da cabeça e corpo entre 67,0 e 101,5 cm e cauda proporcionalmente curta com média de 35,4 cm. Os machos podem pesar de 8,0 a 16,5 kg e as fêmeas de 7,2 a 9,0 kg. 
   A cabeça e as patas são proporcionalmente grandes. A coloração pode variar do cinza-amarelado bem pálido ao castanho com as mais diversas tonalidades intermediárias,isso ocorre devido aos diferentes habitats onde vivem; na região ventral a coloração é esbranquiçada e as manchas negras tendem a formar rosetas abertas que se unem formando bandas longitudinais nas laterais do corpo. Indivíduos jovens assemelham-se muito a exemplares de Leopardus wiedii, o popular Gato Maracajá. Reflita: A Jaguatirica está na Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. as principais ameaças são: destruição de seu habitat e caça predatória para comercialização de peles. Essa espécie ainda ocorre em nosso estado(RN),mas se não criarem reservas onde ela possa viver sem ameaças,ela desaparecerá.


BIBLIOGRAFIA:

A Organização Não-Governamental “Pró-Vida” denuncia degradação em resquício de Mata Atlântica e cobra ação do Idema. Jaguatirica morta por caçadores. Disponível em:http://www.cardososilva.com.br/2009/10/ong-denuncia-degradacao-em-resquicio-de-mata-atlantica-e-cobra-acao-do-idema/ 

Jocy Brandão CRUZ, Diego de Medeiros BENTO, Darcy José dos SANTOS, José Iatagan Mendes de FREITAS, Uilson Paulo CAMPOS. COMPLEXO ESPELEOLÓGICO DA FURNA FEIA (RN): UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO. ANAIS do XXX Congresso Brasileiro de Espeleologia. Montes Claros MG, 09-12 de julho de 2009 - Sociedade Brasileira de Espeleologia. Pg:5.

Michael Boorer,Felinos. EDUSP,1979.

OLIVEIRA, T. G. & CASSARO, K. Guia de campo dos felinos do Brasil. Instituto Pró- Carnívoros; Fundação Parque Zoológico de São Paulo; Sociedade de Zoológicos do Brasil; Pró- Vida Brasil: São Paulo, 2005.

REIS, dos R. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, de I. P. Mamíferos do Brasil. Londrina, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário