Nossa página

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Jararaca-da-seca(Bothropoides erythromelas); Fauna do Rio Grande do Norte.

Foto:©2005 Wolfgang Wuster
   Serpente conhecida popularmente como Jararaca-da-seca ou Jararaca e cientificamente como Bothropoides erythromelas. Essa serpente apresenta dentição do tipo solenóglifa(dentes ocos e móveis aptos a injetar peçonha),ou seja, ela é peçonhenta.
Ela é típica do bioma caatinga, ocorrrendo nos seguintes estados brasileiros: Rio Grande do Norte,Ceará,Paraíba,Piauí,Pernambuco,Alagoas,Sergipe,Bahia e Minas Gerais(áreas xerófitas/caatinga). É encontrada principalmente em touceiras de vegetação onde se camufla muito bem, mas às vezes é encontrada em margens de rios. Ela se alimenta de roedores,lagartos e rãs. 
A Jararaca-da-seca tem hábito terrícola e são ativas principalmente à noite. Alcança 60cm de comprimento(adulta). Espécie vivípora,ou seja, seus filhotes se desenvolvem dentro da mãe e já nascem completamente formados. Reflita: a sua principal ameaça é a matança indiscriminada feita por algumas pessoas que invadem seu habitat e quando veêm uma serpente pensam logo em matá-la. Não pensam que elas estão no seu habitat  e como se alimentam principalmente de roedores, acabam controlando diretamente o aumento da população de roedores.


BIBLIOGRAFIA:
Paiva,Melquíades Pinto&Campos,Eduardo. Fauna do Nordeste do Brasil: conhecimento científico e popular. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil,1995.

Selma Torquato da Silva ... [et al.]. Escorpiões, aranhas e serpentes : aspectos gerais e espécies de interesse médico no Estado de Alagoas. Maceió : EDUFAL,2005.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá,Herpetologando,fico feliz com sua participação nesse blog. A Postagem sobre a Jararaca da seca não foi removida,estar disponível para todos. Votos de Paz,Saúde e Sucesso para todos os que fazem o Herpetologando!!!
    Atenciosamente
    Francisco V. de Souza,Graduando em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir