Nossa página

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sabiá(Mimosa caesalpiniifolia); Flora do Rio Grande do Norte.

Autor: APNE/CNIP
Planta conhecida popularmente como Sabiá,Cebiá,Sansão-do-campo e cientificamente como Mimosa caesalpiniifolia.
Espécie espinhenta de porte árboreo alcançando até 8m de altura. suas folhas são compostas bipinadas e sus flores são brancas,pequenas em capítulos(inflorescência). São flores melíferas. Florescem durante os meses de novembro-março.

Seu fruto é um legume pequeno(vagem). Eles estão maduros nos meses de setembro-novembro.
Sua madeira pesada,dura,compacta,superfície brilhante e lisa,de grande durabilidade mesmo exposta à umidade e enterrada.
Reflita: ela é muito apropriada para usos externos,como estacas,postes,dormentes,esteios e,para lenha e carvão. durante a longa estiagem do sertão nordestino a folhagem da Sabiá constitui valiosa forragem. Apresenta características ornamentais,podendo ser empregada no paisagismo em geral. É muito usada como cerca viva defensiva. É muito cultivada para a produção de madeira na região nordeste do Brasil. Como é tolerante à luz direta e de rápido crescimento,é ideal para reflorestasmentos heterogêneos destinados à recomposição de areas degradadas de preservação permanente. A Sabiá ocorre na região nordeste do país até a Bahia na caatinga e no Maranhão. Planta decídua,heliófita,pioneira,seletiva xerófita,característica da caatinga. Ocorre preferencialmente em solos profundos. Parece que o nome Sabiá lhe decorre da cor da casca,parecida com a da plumagem do famoso pássaro de mesmo nome. A Sabiá(Mimosa caesalpiniifolia Benth.) é da família Leguminosae-Mimosoideae(Mimosaceae).


BIBLIOGRAFIA:

Lorenzi,Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil.vol. 1. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum,2002.

Renato Braga. Plantas do nordeste, especialmente do Ceará. Fortaleza: coleção mossoroense-volume XLII, 1996. 
Fotos:http://www.cnip.org.br/banco_img/Sabia/mimosacaesalpiniifoliabenth11.html

2 comentários:

  1. Gostei de seu Blog, parabéns! Eu estou executando um projeto de levantamento floristico na Paraíba, mas ainda não organizei meu material. Vou seguir você. Também tenho blog: www.jmouram.blogspot.com. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. É curioso que a partir de relatos de moradores e de material herborizado, o Sabiá é nativo das regiões do Centro e Oeste do estado, tendo sido introduzido na região agreste e litoral a partir da população por conta de seus usos medicinais e madereiros.

    ResponderExcluir