NOSSA PÁGINA

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Catolé Syagrus oleracea (Mart.) Becc.; Flora do RN.

 Planta conhecida popularmente como Catolé ou Coco-catolé e cientificamente como Syagrus oleracea. essa espécie é da família Palmae(Arecaceae), a mesma do Coqueiro. ela pode chegar até 20m de altura e suas folhas podem medir de 2 a 3m de comprimento. Ocorre na Região nordeste(inclusive no Rio Grande do Norte),Minas Gerais,Goiás,Mato Grosso do Sul e São Paulo,principalmente na floresta semidecídua. A madeira dessa espécie é de boa durabilidade e é muito empregada para estacas e moirões,rachadas para ripas e calhas para água. a polpa do fruto é comestível e muito apreciada pelo gado e porcos. A amêndoa,além de fornecer óleo é também comestível(é muito gostosa).
 As folhas podem ser usadas para confecção de vassouras. Suas flores são melíferas. É também uma palmeira ornamental. Planta perenifólia,heliófita,seletiva xerófita, característica de encostas e terrenos bem drenados da floresta semidecídua,podendo ocorrer também na caatinga e no cerrado brasileiro. Floresce por bastante tempo,da primavera e prolongando-se até o fim de outuno. Os frutos amadurecem de outubro até fevereiro. Essas fotos foram tiradas em Monte Alegre-RN(sítio timbaúba) num tabuleiro.
REFERÊNCIA:
Lorenzi,Harri. Árvores brasileiras: Manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil.vol. 1. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum,2002. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Ví muitos na serra de Patú, creio que tem também em Martins!

    ResponderExcluir
  2. Olá,senhor Saulo fico feliz com sua participação nesse blog através do seu comentário que veio a somar o que já foi escrito,muito obrigado!!!
    Votos de Paz,Saúde e Sucesso para o senhor e família!!!Atenciosamente
    Francisco V. de Souza,Graduando em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir