Nossa página

domingo, 29 de agosto de 2010

Jandaia Verdadeira Aratinga jandaya (Gmelin, 1788); Fauna do RN


Essa é uma das aves mais bonitas do Brasil na minha opinião.
Ela é conhecida popularmente como Jandaia verdadeira e cientificamente como Aratinga jandaya.  É originaria do nordeste do Brasil,ocorrendo no sudeste do Pará, Maranhão, Pernambuco e leste de Goiás. Em minhas excursões pelo interior do Rio Grande do Norte, visualizei essa espécie nos municípios de Carnaúba dos Dantas, Currais Novos e em Baía Formosa(em 2015). Essa ave faz parte da ordem Psittaciforme e da família Psittacidae,a mesma dos nossos papagaios. pode medir 30cm de comprimento e pesar 130g.
Não há dimorfismo sexual,ou seja, externamente machos e fêmeas são iguais. Alimenta-se de frutos e sementes,com por exemplo, castanhas. A fêmea pode botar de 3 a 4 ovos,com período de incubação de 24 dias. É uma espécie muita apreciada por criadores legalizados pelo fato de ter uma boa interação com seres humanos e pela sua beleza.
Não compre animais silvestres sem autorização do IBAMA, pois quando você compra um animal silvestre sem autorização de um órgão responsável, você estar incentivando o tráfico de animais silvestres que é a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro ilícito.

Palavras chave: Fauna do RN;Aves do RN;família Psittacidae no RN;Jandaia Verdadeira no RN;

REFERÊNCIAS:
Freire, Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar. Natal: EDUFRN, 1997
Freire, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande doNorte-IDEMA.

Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/jandaia-verdadeira Acesso em: 29/08/2010.

2 comentários:

  1. Amigo Chico,

    mas uma vez,como se tornou rotina,estou por aqui,lendo as postagens e vendo essas fotos lindas.

    Essa jandaia,é realmente lindíssima,ela já existiu em minha região,mas infelizmente,a caça predatória e a destruição da caatinga,a fez desapareçer desse pedaço de terra.

    Espero ainda poder vê-la livre de volta ao seu habitat,e que seja mais preservada...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. OLá senhor Paulo. desde já agradeço a visita.
    é verdade,ela é muita bonita, e infelizmente tem desaparecido de muitas regiões devido ao que o senhor citou acima. o mais triste é que nossas autoridades(governantes) geralmente só tem discurso...

    Votos de Paz,Saúde e Sucesso para o senhor e família!!!Atenciosamente
    Francisco V. de Souza,Graduando em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir