Nossa página

sábado, 21 de agosto de 2010

Pau ferro(Caesalpinia ferrea Mart.); Flora do RN



   Planta conhecida popularmente como como Pau ferro e cientificamente como Caesalpinia ferrea,ela pertence a família Leguminosae-Caesalpinoideae,a mesma do Pau-brasil. Árvore de grande porte, atigindo até 30m de altura,com tronco liso,com grandes manchas brancas sobre fundo escuro;suas folhas são do tipo compostas bipinadas.
Suas flores aparecem em em meados de novembro até fevereiro,enquanto que seus frutos(vagens) amadurecem durante o mês de julho até o final de setembro.
   O Pau ferro ocorre na Mata Atlântica desde o Piauí até São Paulo. No Rio Grande do Norte já vi espécimes dessa espécie nos municípios de Goianinha(mata particular),Espírito Santo(Apa Piquiri-una),Baía Formosa(RPPN Mata Estrela),Monte Alegre(mata particular) e Natal(Parque das dunas). Árvore de madeira dura,difícil de ser desdobrada e de longa durabilidade natural.
   A madeira é empregada na construção civil,como vigas,esteios,caibros,estacas etc. É também utilizada como planta ornamental devido A beleza de suas flores e também por propocionar ótima sombra. Por ser uma planta tolerante ao plantio em áreas abertas e de rápido crescimento,é excelente para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas.

REFERÊNCIAS:
Lorenzi,Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil.vol. 1. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum,2002. Pg:69.

Renato Braga. Plantas do nordeste, especialmente do Ceará. Fortaleza: coleção mossoroense-volume XLII, 1996.
Crédito da foto: http://plant.daleysfruit.com.au/trees/m/Leopard-Tree-532.jpeg

2 comentários: