Nossa página

sábado, 14 de agosto de 2010

Rã Leptodactylus troglodytes A. Lutz, 1926.; Fauna do RN


Animal Anfíbio Anuro(sem cauda) da família Leptodactylidae. Essa rã é também é conhecida popularmente como Gia, entretanto seu nome científico é Leptodactylus troglodytes. É uma espécie bastante comum,ocorrendo na região Nordeste do Brasil nos seguintes estados: Maranhão,Piauí,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Sergipe,Alagoas e norte da Bahia. Há também registros dessa espécie no no norte de Minas Gerais.


 Vive em ecossistemas de dunas da Mata Atlântica,Caatinga,Cerrado em porções de água doce,sendo encontrada também nas suas margens. Constrói ninhos de espuma e câmaras de incubação em solo úmido perto de lagoas temporárias. As larvas se desenvolvem na água. suas principais ameaças são a agricultura intensiva, o sobrepastoreio por animais e as queimadas. ESSAS FOTOS FORAM FEITAS NO MUNICÍPIO DE NÍSIA FLORESTA,RIO GRANDE DO NORTE,PRÓXIMO A LAGOA DE ALCAÇUS.

REFERÊNCIA:
Cristina ARZABE, Ronald Heyer 2008. Leptodactylus troglodytes. In: IUCN 2010. IUCN Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Versão 2.010,2. www.iucnredlist.org  Acessado em 15 de agosto de 2010.

2 comentários:

  1. Eu tenho um video desse anfíbio pipilando no Youtube no qualeu pensava que fosse o descobridor até encontrar essas fotos. O link para assistir o video é esse http://www.youtube.com/watch?v=mR5lou4QXM8

    ResponderExcluir
  2. Vi uma rãzinha de cor amarronzada com manchas pretas pelo meu jardim e vim aqui no blog para descobrir qual era a espécie. Acho que é essa daqui! :D

    ResponderExcluir