Nossa página

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Alga verde Caulerpa racemosa (Forsskål) J. Agardh; Algas no RN.




"As algas são organismos autótrofos,ou seja,que fabricam o seu próprio alimento, assim como as plantas a partir de um processo chamado fotossíntese. diferem das plantas por não formarem tecidos e também por não apresentarem raiz,caule,folhas e flores. além de serem a base da cadeia alimentar aquática,elas são responsáveis por liberarem aproximadamente 90% do oxigênio para a amosfera,permitindo que os seres que dependem do oxigênio vivam no planeta terra."

 A espécie acima é a Caulerpa racemosa,uma alga verde do grande grupo Chlorophyta. Ela é uma alga de cor verde-clara,com estolões bem desenvolvidos,de onde partem filamentos rizoidais,que prende a alga ao substrato. Ramos assimiladores,poucos ramificados,sustentando râmulos curtos,vesiculares,dispostos em torno do eixo. Essa espécie cresce rápido e não tolera grandes oscilações de salinidade. Possui diversas variedades ao redor do mundo. Pode liberar toxinas na coluna d´água especialmente se estiverem se reproduzindo ou ao morrer. É encontrada em recifes de coral em áreas tropicais e subtropicais por todo o mundo, inclusive no litoral do Rio Grande do Norte.
Palavras chave:Algas no RN;Alga verde no RN;Caulerpa racemosa no RN;
REFERÊNCIAS:
Soriano,Eliane Marinho&Carneiro,Marcella A. do A.&Soriano,Jean Paul. Manual de Identificação das Macroalgas Marinhas do Litoral do Rio Grande do Norte. NATAL,RN:EDUFERN-Editora da UFRN,2008.
Crédito da foto: https://marinelifeindia.files.wordpress.com/2013/01/sea-grapes-caulerpa-racemosa.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário