Nossa página

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Camboim Myrciaria tenella (DC.) O.Berg











Planta conhecida popularmente como Camboim,Cambuí de Cachorro,Cambuí de Restinga ou Cambuí da Praia. Mas os cientistas a denominaram Myrciaria tenella (DC.) O.Berg.
 Essa espécie pertence a família Myrtaceae,a mesma família da Goiaba e Araçás por exemplo. O nome Cambiom é uma "variação" de caá-mboy, a planta ou folha que se desprende. O Camboim é uma planta geralmente de porte arbustivo, de folhas pequenas,opostas,curto-pecíoladas,elíticas ou lanceoladas,glabras,crenuladas.














 Enquanto que as suas flores são alvas, dispostas em racemos(tipo de inflorescência). O seu fruto é uma pequena baga de cor roxa a avermelhada,doce, é comestível. Uma pesquisa inédita realizada pelas alunas do curso de Nutrição da FARN, Heleni Aires Clemente e Nataly Jacomeli revelou que esse fruto, possui maior concentração de carboidratos do que a acerola, a mangaba e o caju. As alunas verificaram que 100g da fruta suprem 5%, 0,2%, 0,6% das necessidades diárias de carboidratos, lipídios e proteínas, respectivamente, e 19 unidades (em média 114g) são suficientes para suprir uma porção de 70Kcal, das três recomendadas pela Pirâmide Alimentar Brasileira adaptada.
 










As amostras de camboim foram coletadas no município de Rio do Fogo (RN) e analisadas no Laboratório de Bromatologia da FARN, com orientação da professora Bruna Leal Lima Maciel. “O fruto é uma alternativa saudável e barata para os moradores da cidade, cuja alimentação a base de peixe é pobre em carboidratos. O consumo é feito in natura, sucos, geléias e chás”, explica Heleni. confesso que já comi muito in natura, e realmente é muito gostoso. A madeira do Camboim é utilizada como lenha,para se fazer carvão,estacas e moirões. Essa planta é típica da região litorânea do nordeste do Brasil até São Paulo, ocorrendo no ecossistema de tabuleiros.

REFERÊNCIAS:

Renato Braga.Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1996.

Pesquisa de alunas de Nutrição tem destaque na mídia local. Disponível em: > http://www.farn.br/portal/noticias.php?pagina=8&id=727 < Acesso em: 22/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário