Nossa página

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Lagarto de folhiço(Coleodactylus natalensis Freire,1999; Fauna do RN.












   Animal conhecido popularmente como Lagarto de folhiço,que foi descrito pela Bióloga Eliza Maria Xavier Freire em 1999,através de pesquisas realizadas no Parque das dunas, e recebeu o nome científico de Coleodactylus natalensis Freire,1999. Ele pertence a família Sphaerodactylidae. Esse lagarto é endêmico de remanescentes de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte,ou seja ele só foi encontrado aqui no estado,em nenhum outro "lugar" do mundo esse pequeno ''réptil'' é encontrado naturalmente. Nos resquícios de Mata Atlântica do RN,ele foi encontrado no Parque das dunas inicialmente e depois no Parque da cidade também em Natal,e no Parque Estadual da Mata da Pipa,em Tibau do Sul.
  Foi observado que o Coleodactylus natalensis põe apenas um ovo por ninhada,são diurnos e se alimentam de pequenos invertebrados de folhiço, especialmente isópodos, aranhas, grilos e colêmbolos. É considerado o menor lagarto da América do Sul, medindo até 24mm de comprimento da ponta do focinho à base da cauda. Encontra-se ameaçada de extinção, sendo a destruição dos hábitats a principal ameaça. O Lagarto de folhiço recebeu esse nome, porque realmente vive no folhiço de florestas,onde há pouca incidência solar,e prefere o folhiço de cor mista que coincide com sua cor,e a folha de tamanho médio, que o recobre,ficando assim bem camuflado,dificultando o ataque de predadores. A média de temperatura do substrasto onde C. natalensis foi encontrado ficou em 27,4 ºC. Levando-se em consideração que esta espécie não é heliotérmica e,por isso, a temperatura corpórea é mantida através do calor absorvido pelo contato com o substrato(VITT et al. 2008),pode haver uma temperatura ideal do substrato para espécies desse gênero. Constatada a utilização preferencial por habitats mais amenos do Parque das Dunas,tais como as matas alta e baixa,aliada à tendência à regressão destes,se faz necessária uma política para tentar amenizar a destruição das áreas de mata,evitando assim o risco de extinção dessa espécie.











  Essa política já deu os primeiros passos através do Programa Regional de Pós - graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA / UFRN, com a pesquisa intitulada "Participação social e espécie bandeira: instrumentos e estratégias complementares à conservação de um Parque Estadual em área urbana", no caso, o Parque Estadual das Dunas do Natal / RN. O estudo é realizado pela Jornalista, Tecnóloga Ambiental e mestranda do PRODEMA / UFRN, Daisy do Carmo Sousa, orientada pela profa. Dra. Eliza Maria Xavier Freire, Bióloga docente do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia e do PRODEMA / UFRN. A pesquisa visa à interação entre Comunicação Social e Conservação Ambiental, priorizando a participação social como forma complementar no processo de conservação. Objetiva Avaliar a percepção ambiental e possível inserção da comunidade que mantém relação direta com o Parque Estadual das Dunas do Natal / RN no processo de conservação, utilizando uma espécie biológica como bandeira. Trabalha-se com a proposta de utilização da espécie endêmica do RN e principalmente descrita para o Parque, o lagartinho-de-folhiço, como bandeira. Espécies-bandeira são aquelas que por razões ecológicas ou sociais, são valiosas para entender, proteger e conservar ambientes naturais.’’ A idéia é chamar a atenção da sociedade, para a importância de preservar a biodiverdade local e do Parque da dunas, sendo esse, o ''principal'' ambiente onde o Lagarto de folhiço ocorre hoje.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Repitilia; Ordem: Squamata; Família: Sphaerodactylidae; Gênero: Coleodactylus; Espécie: Coleodactylus natalensis Freire,1999.

REFERÊNCIAS:
CAPRISTANO, Mariana Tomaz &FREIRE,Eliza Maria Xavier. Utilização de hábitats por Coleodactylus natalensis Freire, 1999 (Squamata; Sphaerodactylidae) no Parque Estadual das Dunas de Natal, Rio Grande do Norte. PublICa IV (2008) 48 – 56. Pg:6-7. 

Relação Preliminar da Fauna do Parque Estadual Dunas de Natal
“ Jornalista Luiz Maria Alves”. Disponível em: http://www.parquedasdunas.rn.gov.br/fauna.asp Acesso em: 18/10/2010.
Disponível em:http://www.natal.rn.gov.br/parquedacidade/paginas/ctd-533.html Acesso em: 18/10/2010.
Disponível em: http://www.meioambiente.ufrn.br/blogdadma/?paged=2 http://paradaecologica.blogspot.com/ Acesso em: 18/10/2010.
Disponível em: http://agenciauniverso.blogspot.com/2010/03/um-biologo-descobre-lagarto-em-mata-de.htmAcesso em: 18/10/2010.
Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleodactylus_natalensis Acesso em: 18/10/2010.
Fotos de divulgação: bio-m.blogspot.com ; tribunadonorte.com.br

Um comentário:

  1. Encontrei um lagartinho de folhiço aqui em João Pessoa. Tenho fotos. Posso encaminhar as fotos. clayton.teotonio@gmail.com

    ResponderExcluir