Nossa página

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pintor Verdadeiro(Tangara fastuosa Lesson, 1831); Registro histórico

Foto: João Quental.
Ave conhecida popularmente como Pintor Verdadeiro,Saíra Pintor,Saíra sete cores ou Pintor e cientificamente como Tangara fastuosa Lesson, 1831. Podemos observar que todos os seus nomes populares fazem referência a sua coloração e não é para menos, a plumagem dessa espécie mais parece uma pintura,é composta por sete cores,observe nas fotos: verde metálico, preto, amarelo ouro, laranja, azul marinho, azul celeste e azul royal. Infelizmente devido a beleza de suas cores,muitas pessoas capturam,vendem e criam ilegalmente essa ave,que é considerada em via de extinção por causa disso e também por ter uma área restrita de dispersão, sendo endêmica da região nordeste do Brasil,vivendo nos resquícios de Mata Atlântica dos seguintes estados: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Há dimorfismo sexual colocando-se as aves sob a luz do sol, e olhando-se atentamente de cima nota-se a tonalidade azul-clara metálica da cabeça do macho,diferente da fêmea que possui tonalidade verde amarelada-metálica. Outro aspecto a ser observado é que quase sempre os machos possuem cabeça maior que a das fêmeas. 
Foto: Sandro Henrique
A alimentação básica na natureza consiste de frutos,bagas,insetos,brotos e pequenos vermes. Se reproduzem geralmente de setembro a dezembro. O ninho dessa espécie é em forma de taça,onde ele põem de 2 a 3 ovos,tendo duas ou três ninhada por temporada. estes ninhos geralmente são construídos dentro de bromélias epífitas em árvores relativamente altas. Os filhotes e imaturos apresentam plumagem de coloração verde oliva uniforme. é uma ave agressiva e territorialista. O Pintor Verdadeiro é uma ave da ordem Passeriforme,da família Emberizidae e subfamília Thraupinae,a qual faz parte também o Azulão,Sanhaçu,Sanhaço de Coqueiro e o Vem Vem. 
Ave considerada extinta no RN!

REFERÊNCIAS:

Freire, Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar. Natal: EDUFRN, 1997.
Freire, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande doNorte-IDEMA. 
Ornitologia Brasileira. Volume Único, Editora Nova Fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário