Nossa página

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Alga parda Sargassum filipendula C. Agardh



Foto: Newman,Randy
As macroalgas marinhas constituem um fascinante e diverso grupo de organismos que podem ser encontados em todos os mares do planeta. O papel ecológico que desempenham no ambiente marinho é muito diverso. Elas atuam como uma cobertura natural contra a erosão costeira;fornecem abrigo e alimentação para inúmeros organismo;participam na formação dos atóis,recifes e barreiras de corais;contribuem como biofiltros na depuração de águas contaminadas e constituem depois de mortas,detrito orgânico que serve como alimento aos organismos detritívoros (ROUND,1983). 
A espécie das fotos é alga parda Sargassum filipendula. Ela apresenta talo ereto,ramos principais pouco numerosos,fixo ao substrato por um apressório forte. Filóides simples,lanceolados a lineares, com base afilada, margem serreada e nervura central evidente. Vesículas flutuadoras numerosas,distribuídas por toda a alga. Dentre os inumeros biossorventes capazes de reter metais, a alga marinha marrom Sargassum filipendula tem-se mostrado eficiente para tal proposito, por se tratar de uma biomassa de facil obtencão e presente em grande quantidade em toda a costa brasileira (DAVIS et al., 2000; SEOLATTO, 2009). 
Em comparação com outros materiais biologicos como fungos, bacterias e leveduras, a capacidade de remoção de metais pesados por algas marinhas demonstrou ser a mais eficiente (SCHIEWER; VOLESKY, 2000; TUZUN et al., 2005).

REFERÊNCIAS:

Soriano,Eliane Marinho&Carneiro,Marcella A. do A.&Soriano,Jean Paul. Manual de Identificação das Macroalgas Marinhas do Litoral do Rio Grande do Norte.-NATAL,RN:EDUFERN-Editora da UFRN,2008.Pgs:11,62-63.

Nenhum comentário:

Postar um comentário