Nossa página

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Imburana Commiphora leptophloeos (Mart.) J.B. Gillett; Flora do RN















      Planta conhecida popularmente como Imburana,Amburana,espinho,Amburana de cambao, entre outros nomes dados pelo povo. Mas cientificamente recebeceu o nome científico de Commiphora leptophloeos (Mart.) J.B. Gillett, pertencendo a família Burseraceae, a mesma família da Amescla de cheiro. A título de curiosidade, o nome Imburana significa imbu falso.











Árvore com espinhos;folhas opostas e pinadas. Suas flores em cachos florescem nos meses de novembro e dezembro. O fruto é do tipo drupa, acre doce, mas comestível, quando bem maduro. Os frutos da Imburana aparecem nos meses de janeiro,março,abril e dezembro geralmente. 



















O tronco quando sofre uma incisão,libera um bálsamo verde-alourado, sucedânio da terebentina, entre os sertanejos. Sua madeira é utilizada como lenha,carvão, na construção de caixotaria,esquadrias,forros e entalhados. Tem utilidade medicinal,atuando como cicatrizante, anti inflamatório e analgésico. também usada para tratar alguns distúrbios do sistema respiratório e no aparelho geniturinário. Mas atenção: não tome nenhum remédio caseiro sem consultar um especialista(médico).

Planta nativa do nordeste do Brasil que possui ampla distribuição geográfica nessa região, ocorrendo nos seguintes estados do país: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e no Mato Grosso.

REFERÊNCIAS:

Renato Braga.Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1996. Pgs:286-287. 
Disponível em:http://www.cnip.org.br/bdpn/ficha.php?cookieBD=cnip7&taxon=1182 Acesso em: 30/12/10.   
Disponível em:http://www.cnip.org.br/bdpn/fotosdb/1923084358.JPG  Acesso em: 30/12/10. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário