Nossa página

domingo, 2 de janeiro de 2011

Besouro Coelosis bicornis Leske, 1779. Fauna do RN




      Coelosis bicornis é uma espécie de besouro que tem uma ampla distribuição na América do Sul, ocorrendo desde a Colômbia até o Sul da Argentina. Caracteres diagnósticos que identificam a espécie Coelosis bicornis são: a presença de dois cornos subparalelos, clípeo com dois dentes, mandíbulas tridentadas e processo prosternal com um espinho na região central. A cor dessa espécie é pardo avermelhado escuro opaco. A largura dos machos varia de 13,68 à 15,07 mm e o seu comprimento varia de 26,18 à 30,50 mm. enquanto que as fêmeas são um pouquinho menores, variando sua largura de 13,13 à 15,05 mm e o comprimento de de 23,63 à 25,05.
       Informações biológicas dessa espécie são quase inexistentes, a maioria das informações até o momento se referem a uma espécie do mesmo gênero, Coelosis biloba. Acredita-se que as larvas se alimentam de matéria orgânica se desenvolvendo em troncos apodrecidos(lannuzi & Marinoni, 1995). Na Amazônia C. bicornis esta associada a ambientes de floresta ombrófila, áreas de vegetação degradada que são áreas inundáveis estabelecidos desde o nível do mar até 200 m de altitude. Essa fotos foram tiradas no município de Monte Alegre-RN, numa estrada carrosável próximo a uma lagoa.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: Classe: INSECTA; Ordem: COLEOPTERA; Subordem: POLYPHAGA; Superfamília: SCARABAEOIDEA Latreille, 1802.; Família: SCARABEIDAE Latreille, 1802; Subfamília: DYNASTINAE Macleay, 1819; Tribo: ORYCTINI Mulsant 1842; Gênero: Coelosis ; Espécie: Coelosis bicornis Leske, 1779.

REFERÊNCIAS:
Gasca Alvarez, Héctor Jaime. Diversidade, taxonomia e distribuição da tribo Oryctini(Coleoptera:Scarabaeidae: Dynastinae) para a Amazônia brasileira.- Manaus,2008. Pgs:37-39. Dissertação(mestrado) - IMPA/UFAM.
Disponível em:> http://www.goliathus.cz/en/coelosis-bLocalidade:icornis-leske-70.html  
IDENTIFICADOR DA ESPÉCIE: Agradeço a Ricardo Andreazze, professor de Entomologia da UFRN que identificou a espécie citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário