Nossa página

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Gavião Caramujeiro Rostrhamus sociabilis(Vieillot, 1817); Fauna do RN


      Ave de rapina conhecida popularmente como Gavião Caramujeiro, devido ao seu hábito de se alimentar principalmente de caramujos, mas cientificamente recebeu o nome científico de Rostrhamus sociabilis. O Gavião caramujeiro pertence a ordem Falconiforme, que inclui as famílias de aves de rapina diurnas e da família Accipitridae, sendo esta a família a qual fazem parte as Águias e Gaviões. O Gavião Caramujeiro mede cerca de 41 cm de comprimento. O macho é todo preto e a fêmea tem a parte superior amarronzada, a região frontal da cabeça esbranquiçada e a parte inferior creme com manchas e listras marrons. Alimenta-se quase exclusivamente de grandes caramujos aquáticos chamados aruás. Utiliza o bico curvo para retirar as partes moles dos caramujos, deixando cair a casca vazia. Captura os aruás executando um vôo rasante sobre os pântanos, pegando-os no chão com apenas um dos pés e empoleirando-se para comer. Ocasionalmente, em algumas regiões, como no Pantanal de Mato Grosso e na Venezuela, alimenta-se também de pequenos caranguejos. Seus ninhos, feitos em colônias, são plataformas frágeis localizadas entre 1 e 4 m de altura, em arbustos ou árvores sobre a água. Põe 2 ou 3 ovos brancos com manchas marrons.
      O Gavião Caramujeiro(Rostrhamus sociabilis) tem ampla distribuição geográfica no continente americano esde a Flórida nos EUA, ao Uruguai. No Brasil estar presente em todas as regiões onde hajam pantanais e alagados, nos quais é localmente comum, além de grandes rios onde ofereça sua principal alimentação: caramujos(Sick, 1997). A origem do nome específico Sociabilis vem do fato de ser um gavião extremamente sociável, congregando-se em pousos noturnos, onde até centenas podem chegar a passar a noite. Ao amanhecer dirigem-se em grupos para seus poleiros de caçada, ali mantendo-se afastado um dos outros(Antas,2005). É uma espécie abundante, por isso classificada como um animal de baixo risco de extinção. Em minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, lembro-me de ter visto essa espécie as margens de uma lagoa no município de Monte Alegre,nas adjacências da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves no município de Itajá,sobrevoando um rio raso e pousado numa estaca em Felipe Guerra(foto),próximo a BR-101 pousado em um fio acima de um riacho em Parnamirim e sobrevoando uma lagoa temporária na RPPN Mata Estrela,em Baía Formosa.

REFERÊNCIAS:

Freire, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande doNorte-IDEMA. 20p.
Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/gaviao-caramujeiro Acesso em: 06/01/2010.

Disponível em: http://www.avesderapinabrasil.com/rostrhamus_sociabilis.htm Acesso em: 06/01/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário