Nossa página

sábado, 29 de janeiro de 2011

Marizeira ou Umari Bravo Calliandra spinosa (Ducke); Flora do RN














Planta conhecida popularmente como Umari Bravo ou Marizeira, mas cientificamente recebeu o nome de Calliandra spinosa. Essa espécie pertence a família Mimosaceae, a mesma família das espécies Espinheiro(Acacia farnesiana) e Jurema branca(Acacia bahiensis).
A sua distribuição geográfica se restringe ao Nordeste do Brasil, tendo sido confirmado sua ocorrência apenas nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte até o momento. É muito cultivada como bonsai no Nordeste do País.
 
















Planta de porte arbustivo, galhos tortuosos, ramificados , com pequenas folhas, com flores brancas e róseas. Suas folhas são utilizadas como forraginosas e suas madeira é utilizada principalmente para lenha. Umari Bravo se desenvolve principalmente em terrenos impermeáveis e pobres do Sertão.

REFERÊNCIAS:
Renato Braga.Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1996. Pg:468.
Vários colaboradores. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Parque da cidade: um convite a preservação ambiental / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística, 2008.     

Um comentário:

  1. Preciso de uma muda dessa planta podem me ajudar??? 65 9226 5555 jctc@hotmail.com.br

    ResponderExcluir