Nossa página

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Rã Pimenta Leptodactylus vastus (Lutz, 1930); Fauna do RN















Animal anfíbio anuro, conhecido popularmente como Rã Pimenta e cientificamente Leptodactylus vastus. Espécie da família Leptodactylidae. Ela possui hábitos aquáticos, podendo ser encontrado em alguns momentos nas margens de porções de água doce. L. vastus é uma espécie relativamente grande, medindo cerca de 18cm e podendo pesar 850g.

                              

                                                                                  Alimenta-se de insetos,pássaros,ratos,rãs,lagartos,serpentes,morcegos e filhotes de Timbú. Esta espécie é geralmente restrita a partes do nordeste do Brasil. Ela está associada a formações abertas tropicais, incluindo a caatinga e a parte adjacente do norte do cerrado (Heyer 2005). A Rã Pimenta possui ampla distribuição, presumindo-se existir uma grande população. Não se sabe se esta espécie está presente em todas as áreas protegidas. Estudos adicionais são necessários para a história natural e as ameaças a esta espécie.   
     Durante minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte vi essa rã as margens da lagoa de coca cola na RPPN Mata da Estrela,município de Baía Formosa, e em outra mata particular no município de Monte Alegre.


REFERÊNCIAS:
Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.
Ronald Heyer 2008. Leptodactylus vastus. In: IUCN 2010. IUCN Red List of Threatened Species. Version 2010.4. www.iucnredlist.org Downloaded on 16 January 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário