Nossa página

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Corre Campo Philodryas nattereri (STEINDACHNER, 1870); Fauna do RN


Foto: ©2006 Ksas Rémi
   Serpente conhecida popularmente como Corre Campo ou Cobra de Cipó, mas recebeu um nome que é único no mundo, sendo denominada cientificamente Philodryas nattereri. Pertence atualmente a família Dipsadidae(antes Colubridae), a mesma família da Cobra Verde(Philodryas olfersii). Sua cor é predominante marrom, com flancos esbranquiçado. Escamas aleatórias manchadas em preto. É ativa durante o dia e de hábito terrestre,mas também explora a vegetação como ambiente.
   Durante os períodos mais secos pode ser encontrada dentro das galerias de cupinzeiros, onde têm abrigo e alimentação. Sua alimentação básica é composta de roedores, lagartos ,aves e anfíbios. Quanto a reprodução é do tipo é ovípara,pondo de 10 a 14 ovos subelípticos em forma de uma penca. Sua dentição é do tipo opistóglifa(dentes sulcados inoculadores de veneno na região posterior dos maxilares superiores).
   Devido a essa posição dos dentes, normalmente não representa perigo para homem, sendo por isso considerada não peçonhenta. Mas quando sente-se ameaçada é bastante agressiva e veloz. A Corre Campo pode atingir em média 1,5 m de comprimento quando adulta. Habita nos seguintes biomas brasileiros:Caatingas, Mata Atlântica e Cerrado.

REFERÊNCIAS:
Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.Pg:73.
Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar.Natal:EDUFRN,1997. www.scribd.com/.../serpentes-brasileiras-nao-peconhentas-butantan
www.sbherpetologia.org.br/checklist/repteis.htmhttp://www.philodryas.com/nattereriPT.html

4 comentários:

  1. Olá amigo Chico,

    adorei essa postagem sobre a cobra corre-campo;aliás seu blog é de 1ª...,eu que sou nordestino,adoro ver a fauna e flora de minha região,e seu blog retrata issso de forma majestosa...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Já vi várias no quintal da minha casa, que fica próximo a uma reserva do IBAMA. Nunca matei, mas acho a cobra verde mais dócil e sempre me encontro com ela(s) quando colho algum fruto. Certo dia a Cipó estava na pia e ficou por um longo tempo. Tirei varias fotos e depois ela subiu em um Juazeiro.

    ResponderExcluir
  3. quero saber onde denunciamos pessoas que fazem vídeos usando animais, maltratando-os, ou colocando animais indefesos com outros mais fortes para maltratá-los. Existe lei agora e eu vi absurdos na net de pessoas que até treinam animais para judiar com outros mais indefesos.
    respondam-me urgente.

    ResponderExcluir
  4. Olá,obrigado pela visita.
    Tentando responder sua pergunta,transcrevi um texto da SUIPA que tira todas as dúvidas. Veja:
    Segundo a "Sociedade União internacional Protetora dos Animais (Suipa)para se denunciar maus tratos a animais o denunciante deverá se encaminhar à Delegacia local ou à Delegacia do Meio Ambiente para fazer um Boletim de Ocorrência, pedindo para que as autoridades policiais possam tomar providência, conforme o artigo 32 da Lei Federal no. 9605 - CRIMES AMBIENTAIS. Caso o policial de plantão se recuse a fazer o B.O. Peça para conversar com o Delegado Titular ou Adjunto. A SUIPA somente recebe denúncias através de cartas enviadas pelo correio e não podem ser anônimas. A SUIPA não tem o poder, assim como nenhuma sociedade protetora de animais no Brasil, de adentrar em um imóvel ou em uma residência para retirar o animal de terceiros. Isso apenas poderá acontecer se a SUIPA receber um Ofício de um Juiz solicitando abrigo e a retirada, na presença de um Oficial de Justiça, de um animal que foi abandonado dentro de um imóvel . Ao receber denúncias por escrito e não anônimas, a SUIPA inicia um processo de conscientização junto ao denunciado para que os métodos aplicados por ele ao animal sejam modificados. Em caso negativo, a SUIPA passará o dossiê sobre aquela denúncia para a delegacia local, onde haverá um acompanhamento, por parte da SUIPA, para que todas as providências sejam tomadas."

    Votos de Paz, Saúde e Sucesso para a senhora e família! Atenciosamente
    Francisco V. de Souza, Graduando em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir