Nossa página

sábado, 26 de março de 2011

Maçaranduba Manilkara salzmannii (A.DC.) H.J.Lam; Flora do RN
















   Planta conhecida popularmente como Maçaranduba ou Maçaranduba do Tabuleiro mas recebeu o nome científico de Manilkara salzmannii (A.DC.) H.J.Lam. Ela pertence a família Sapotaceae a mesma do Sapoti.
A Maçaranduba(Manilkara salzmannii) é uma espécie de porte arbustivo ou arbóreo, sendo encontrada nas formações vegetais dos tipos Restinga e Floresta Estacional Semidecidual, sendo encontrada nos domínios da Mata Atlântica e Caatinga. Ela tem ocorrência confirmada principalmente na região Nordeste do Brasil, mas também ocorre em parte das regiões Sudeste e Sul. Portanto, a maçaranduba(Manilkara salzmannii) é uma planta nativa e exclusivamente brasileira(endêmica do Brasil).
 












 
















Essas fotos foram tiradas na RPPN Mata Estrela, as margens da lagoa de Coca cola.

REFERÊNCIAS:
Alves-Araújo, A.; Almeida Jr., E.B. Manilkara in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB14482>. Acesso em: 20 jun. 2023.

Renato Braga.Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1996.

2 comentários:

  1. A espécie mais comum é Manilkara salzmannii, sua principal diferença é que nas folhas jóvens existem pelinhos pequenos (melhor visualizados na lupa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor! Obrigado pelas considerações.
      Em breve irei voltar ao local e analisar alguns caracteres que as diferenciam a partir do espécime das fotos.

      Excluir