Nossa página

sábado, 9 de abril de 2011

PeriquitoTuim Forpus xanthopterygius (Spix, 1824); Fauna do RN



    Ave conhecida popularmente como Tuim, Periquito, Tapacu, Pacu, Cuiúba, Periquitinho,Tuí,Tiu,Tuiuetê,Tuitirica,Tuiuti,Cujuba,Coió-coió,Cu-cosido,Cu-tapado,Quilim,Periquito-Vassoura, Batacu, Tuitriti, Meudo, Miúdo, Coió,Periquitinho miúdo, mas cientificamente seu nome é único em qualquer parte do mundo: Forpus xanthopterygius
   O Tuim pertence a família Psittacidae, família dos periquitos,papagaios e araras. Essa espécie é o menor representante dessa família, medindo 12 centímetros e podendo pesar 26 gramas. seu corpo é todo verde, um pouco mais escuro nas costas. mas os machos apesentam a superfície inferior das asas e no baixo dorso uma plumagem de cor azul, enquanto que a fêmea é totalmente verde, sendo amarelada na cabeça e nos flancos, ou seja, ocorre dimorfismo sexual. Procuram seu alimento tanto nas copas das árvores mais altas,como em certos arbustos frutíferos.
    Subindo na ramaria utilizam o bico como um terceiro pé; usam as patas para segurar a comida, levando à boca. Gostam mais das sementes do que da polpa da frutas. São atraídos por árvores frutíferas como mangueiras, jaboticabeira, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Os côcos de muitas palmeiras constituem sua alimentação predileta, procuram também as frutas da imbaúba dos capinzais. Gostam também de mastigar erva como complemento vegetal. Nidifica em ocos do árvores, ninhos artificiais e cupins.
    As posturas podem ir de 3 a 8 ovos e são incubados pela fêmea, apesar de o macho também ficar longos períodos dentro do ninho. na natureza o período de incubação dura cerca de 17Com 20 dias estão cobertos de penas e deixam o ninho pela quarta ou quinta semana de vida já com a plumagem do sexo correspondente. Vivem em bandos de até 20 tuins e sempre que pousam, se agrupam em  casais.
    Habitam as bordas das mata ribeirinha, mata seca e cerradões. Muito ativos, deslocam-se por grandes áreas, sempre com gritos de contato. esta espécie apresenta um comportamento social, denominado de Allopreening,onde indivíduos de determinada espécie executam a limpeza em outro indivíduo pertencente ao seu grupo social. Os motivos mais aceitos para este comportamento são : remoção de ectoparasitos, posicionamento hierárquico e restabelecimento do bom convívio. Ocorre no nordeste, leste e sul do Brasil até o Paraguai e Bolívia, também no alto amazonas até o Peru e a Colômbia.
   Segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais das espécies ameaçadas(IUCN), o estado atual dessa espécie na natureza é pouco preocupante.

REFERÊNCIAS:

BirdLife International. 2016. Forpus xanthopterygius. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T45428646A95153081. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T45428646A95153081.en. Downloaded on 25 May 2018.

Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar.Natal:EDUFRN,1997. Pg:115.
Freire,Adauberto Antônio Valera et al. Lista atualizada de aves do estado do Rio Grande do Norte. IDEMA. Pg:11

Guia de Aves do Pantanal - disponível em > http://www.avespantanal.com.br/paginas/101.htm Acesso em 09 de abril de 2011.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário