Nossa página

sábado, 23 de julho de 2011

Alga vermelha Gracilaria birdiae Plastino & E. C. Oliveira; Algas do RN

"As algas são organismos autótrofos,ou seja,que fabricam o seu próprio alimento, assim como as plantas a partir de um processo chamado fotossíntese. diferem das plantas por não formarem tecidos e também por não apresentarem raiz,caule,folhas e flores. além de serem a base da cadeia alimentar aquática,elas são responsáveis por liberarem aproximadamente 90% do oxigênio para a amosfera,permitindo que os seres que dependem do oxigênio vivam no planeta terra."
A alga da foto é a espécie Gracilaria birdiae que é de cor vermelho escura,apresenta talo reto,cilíndrico,ramificação subdicotômica a unilateral. Essa espécie ocorre com relativa abundância nas regiões do médio litoral e infralitoral durante todo ano. Ela vem sendo coletada e comercializada por pescadores da praia do rio do fogo, no litoral do Rio Grande do Norte para a extração de ágar. Também é aproveitada como matéria-prima para remédios, laxativos e gomas. O ágar é muito utilizado também em pesquisas, como meio de cultura para desenvolvimento de microrganismos. O ágar foi usado, na Grécia antiga, como produto rejuvenescedor e, hoje, vem sendo usado na cicatrização de queimaduras.

REFERÊNCIAS:

Soriano,Eliane Marinho&Carneiro,Marcella A. do A.&Soriano,Jean Paul. Manual de Identificação das Macroalgas Marinhas do Litoral do Rio Grande do Norte.-NATAL,RN:EDUFERN-Editora da UFRN,2008.Pgs:86 e 87.

Santos ,Liliane Barbosa dos;Davim Marcella Araújo do Amaral Carneiro;Azevedo Carolina Angélica Araújo de;Soriano,Eliane Marinho. ASPECTOS POPULACIONAIS DE Gracilaria birdiae (RHODOPHYTA, GRACILARIALES) EM UMA ÁREA RECIFAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/1050.htm Acesso em: 23/07/2011.
Crédito da Foto. Disponível em:
http://www.fotolog.com.br/gracilariopsis/8589311 Sony FD MAVICA  Acesso em: 23/07/2011.

Um comentário:

  1. Muito interessante seu blog Chico. Este canal é excelente para podermos colocar toda esta informação a todos no mundo. Meu interesse principal dentro da biologia são as algas marinhas o que me fez achar o seu blog. Muito tempo atrás um amigo coletou uma pequena quantidade de algas de Natal e me deu de presente e eis que descobri uma espécie que ainda não tinha sido relatada para o Atlântico Sul. Possuo um blog também sobre estes organismos, dê um pula até lá:

    http://catandoalgas.blogspot.com

    José Antonio

    ResponderExcluir