Nossa página

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Aranha de Grama Lycosa erythrognatha; Fauna do RN

     Aranha conhecida popularmente como Aranha de grama,Aranha de jardim,Aranha lobo ou Tarântula. Mas seu nome científico é Lycosa erythrognatha.
Foto:Carla Reis 
     Quando adulta a espécie L. erythrognatha pode atingir de 2 a 3cm de corpo e de 6 a 8cm de envergadura das pernas, apresenta a região dorsal acinzentada, com uma faixa longitudinal clara no cefalotórax ,com estrias radiantes para os lados. No abdômen possui um desenho negro em forma de seta,apresentando ainda a região ventral negra e quelíceras com pêlos avermelhados.
Foto: Manoel Moraes Jr. 
Essa espécie é encontrada em todo território brasileiro, sendo muito comum na zona urbana e encontrada com frequência em jardins e gramados. É uma aranha de hábitos errantes, abrigando-se entre o folhiço acumulado na superfície de sub bosques e florestas, construindo seu ninho unindo folhas secas com fios de seda. Quando sente-se ameaçada pode apresentar comportamento defensivo semelhante ao da aranha armadeira,erguendo os dois primeiros pares de pernas.
     Seu veneno é pouco tóxico para o ser humano, tendo sido registrado na maioria dos acidentes apenas dor discreta e transitória no local da picada. O tratamento geralmente não é necessário, eventualmente a dor poderá ser controlada com analgésicos orais. Ela é ativa tanto durante o dia como a noite e se alimenta principalmente de insetos e outras aranhas. Quanto a reprodução é ovípara. É rápida e caçadora cursória, podendo penetrar em habitações humanas, tentando fugir quando molestadas.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino:Animalia
Filo:Arthropoda
Classe:Arachinida
Ordem:Araneae
Subordem:Araneomorphae
Família:Lycosidae
Gênero:Lycosa
Espécie: Lycosa erythrognatha (Lucas,1836).

REFERÊNCIAS:


Selma Torquato da Silva... [et al.]. Escorpiões, aranhas e serpentes: aspectos gerais e espécies de interesse médico no Estado de Alagoas. Maceió: EDUFAL, 2005.
Principais aracnídeos. Disponível em:  http://www.sapienscursos.com.br/login_professor/lima/principais%20aracnideos.pdf Acesso em: 06/07/2011.
Tarântula. Disponível em:http://araneae.hdfree.com.br/tarantula.html  Acesso em: 06/07/2011.

Um comentário:

  1. Muito bom estou criando uma atranha desta e procurei saber mais sobre ela !
    Obrigado mesmo ...

    ResponderExcluir