Nossa página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aranha Lince Peucetia sp. ; Fauna do RN.















      Araneídeo popularmente conhecido como aranha lince e pertencente ao gênero Peucetia. Aranhas do gênero Peucetia são caçadoras que não constroem teias e geralmente são encontradas associadas a plantas com pêlos glandulares(tricomas). Estudos comprovaram a redução da herbivoria na planta hospedeira devido à atuação das aranhas. Um dos substratos preferidos da aranha lince(Peucetia sp.) são as folhas de “Clidemia sp.”, isso pode ocorrer devido ao fato de que nessas são encontradas muitas presas aderidas aos pelos glandulares(tricomas).














      Essa aranha utiliza uma tática de forrageio do tipo "senta e espera" para capturar principalmente insetos. Nessa estratégia os predadores permanecem em posição de emboscada e aguardam passivamente pela aproximação de suas presas, para então capturá-las (Rersh & Cardé 2003). Não encontrei na literatura registros de acidentes graves causados por aranhas do gênero Peucetia ao ser humano,mas deve-se evitar o contato com esses animais.
registros fotográficos feitos a noite(1ªfoto) e durante o dia(2ªfoto) em bordas de matas de tabuleiros no município de Monte Alegre,Rio Grande do Norte,Brasil.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino:Animalia
Filo:Arthropoda
Classe:Arachinida
Ordem:Araneae
Família:Oxyopidae
Gênero:Peucetia

REFERÊNCIAS: 
Disponível em: http://pdbff.inpa.gov.br/cursos/efa/livro/2007/pdf/igapo/ig_Peucetia_clidemia.pdf Acesso em:06/09/2011.
Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/curso/2011/ap_pdf/PA1-G1.pdf Acesso em:06/09/2011.

2 comentários: