Nossa página

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cancão Cyanocorax cyanopogon Wied, 1821; Fauna do RN

 Ave conhecida popularmente como Cancão,Cancã,Gralha,Gralhão,Gralha-cancã,Quero-quero-da-mata,Quem-Quem e Pion-Pion, mas cientificamente seu nome é Cyanocorax cyanopogon Wied, 1821. A origem das palavras que compõem seu nome científico Cyanocorax cyanopogon é grega,veja: do (grego) kuanos = azul intenso, azul escuro; e korax = corvo; e do (grego) kuanos = azul escuro, azul intenso; e pögön = barba. Assim seu nome científico significa "Corvo com a barba azul" ou "corvo com garganta azul". Pertence a família Corvidae, que reúne as espécies conhecidas vulgarmente como gralhas, entre elas a mais citada em livros didáticos é a Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus),famosa por enterrar sementes de Araucária. 
    Pássaro grande,com indivíduos adultos atingindo 310mm(31cm) de comprimento total,asa 130 mm, cauda 135 mm, bico 28 mm, tarso 45 mm (macho) e peso de aproximadamente 118g. Possui coloração deslumbrante nas cores branco e preto com linhas azuis que se assemelham com sobrancelha e olheira. Seu canto alto é semelhante a “cancão” e ao cantar levanta a cauda e a crista. Além deste canto “padrão”, possui uma imenso repertório de vocalizações que são utilizadas de acordo com a situação: alerta, chamado, etc. Também conseguem imitar outras aves. Essa espécie não apresenta dimorfismo sexual, ou seja, machos e fêmeas são aparentemente iguais quando observados.
    Ave onívora, quanto a dieta se alimentando de frutos variados como imbu,do mandacaru,facheiro e xique-xique, e de animais invertebrados e vertebrados como: insetos(formigas,etc),aranhas,minhoca, pequenas serpentes,pequenos roedores,peixes e até aves menores e ovos. É uma predadora que geralmente mata suas presas-animais através de várias pancadas na cabeça. Consome também alimentos industrializados e cultivados como por exemplos, arroz cozido,porções de mandioca,pão,quirela,ração de galinha,milho,verduras,batata-doce e cana-de-açúcar,além da ingestão de porções de periósteo e medula de fragmentos de ossos. Por ser considerada uma espécie generalista, sua adaptação a períodos de escassez de alguns de seus alimentos deve ser mais fácil, já que tem outras opções para a alimentação, o que deve aumentar sua chance de sobrevivência quando comparada com outras espécies especialistas quanto a dieta. Tem o  comportamento de “estocar” o alimento que não é ingerido na hora, para isso colhe o alimento, principalmente frutos e sementes, e voa se afastando cerca de 30 metros da fonte alimentar, desce ao solo e aí deposita entre a matéria vegetal ou na terra mesmo o material colhido. Repete este procedimento várias vezes. Sendo considerada uma excelente dispersora de sementes.
     O casal constrói o ninho com o formato de uma tigela larga, atapetada com folhas secas,bem pequeno em árvores altas e cuida da prole e incubação.  Põe em média  3 ovos brancos rosados pintalgados de castanho-escuro, pesando em média 7,1g e medindo 32 mm x 24 mm,que choca durante 2 semanas e meia. Nidificam de setembro a outubro, com incubação de 15 a 18 dias. Jovens nidícolas deixam o ninho após 20 dias. Faz ninhos difíceis de serem encontrados. Por isso, no Nordeste, se diz: "Quem acha ninho do cancão, enriquece".
     Vive na Caatinga, em Cerrado denso,Cerradões e em Matas de Galeria mais abertas.Vivem em grupos de 3 a 9 indivíduos. São extremamente territórialistas e defendem agressivamente seu território da invasão de outros da mesma espécie.
   Permanecem no estrato médio e baixo da vegetação e frequentemente vêm ao solo em busca de alimento. Se deslocam entre um ponto e outro sempre em voos curtos e baixos.
   Como todas as espécies do gênero Cyanocorax , é uma ave inteligente, com estratégias de alimentação diversificadas. É hábil no voo acrobático. O cancão é muito curioso e barulhento. Descobre qualquer coisa estranha na mata e avisa a todos, por isso é considerada sentinela da Caatinga,um alarme. Este comportamento é especialmente notado quando encontram uma serpente, neste momento dão gritos especiais e logo acodem outros companheiros e também outras aves, rodeiam-na a certa distância, ou mais geralmente mantêm-se em galhos a pouca altura, quase que em cima da cobra. Na caatinga vivem preferencialmente próximo as fontes de água, embora habitem áreas onde não existam fontes de água permanentes. Seu canto típico, de cujo som vem o nome popular, é ouvido facilmente em qualquer área mais arborizada do bioma, sempre em bandos que podem chegar a até 15 aves.
    Ave exclusivamente brasileira(endêmica), típica da zona semi-árida do Nordeste do Brasil,sendo encontrada em todos os estados da região Nordeste,do nordeste até o sudeste do Pará,Goiás,leste do Mato Grosso,Tocantins e Minas Gerais. Porém, por conta do desmatamento, tem-se expandido no Sudeste do país: já encontra-se instalada no Espírito Santo e tem sido avistada no Estado do Rio de Janeiro.
   Durante minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte visualizei,ouvi e ou fotografei essa espécie nos seguintes municípios: Natal(anos:2013 e 2014) no Parque das Dunas, Monte Alegre(ano:2013) em resquício de vegetação de Mata Atlântica,Macaíba(ano:2012),Serra Negra do Norte(2012), Acari(2012), Campo Grande(2012), Tibau(2012), Alto do Rodrigues(2012),Pendências(2012),Taipú(2012),Porto do Mangue(2012),Macau(2012), Guamaré(2012).
   Apesar do seu estado de conservação atual ser considerado "pouco preocupante" segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) das espécies  ameaçadas, ela continua sendo capturada para ser comercializada em feiras livres principalmente na região Nordeste, pois ainda existem pessoas que compram essa espécie e outras para criar como animal de estimação. Além disso existe a extensão desse problema que é o tráfico de animais silvestres que incluem muitas espécies de aves, e o Cancão infelizmente é mais uma ave de interesse dos traficantes, pois tem boa aceitação no mercado ilegal da venda de aves silvestres. Segundo a cultura popular muitas pessoas acreditam que a Gralha-Cancã deve ser mantida viva em cativeiro,sendo indicada para “espantar o mau-olhado”.Quanto egoísmo humano! As pessoas que compram essas aves estão contribuindo para o tráfico de animais silvestres que é a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro ilícito. Além disso, estão sendo coniventes com o sofrimento desses animais desde a sua retirada da natureza,passando por um momento de transporte que é talvez o mais doloroso e exterminador dos espécimes, pois eles passam muito tempo sem se alimentar e sem beber água, além de ficarem amontoados em pequenos espaços quentes,até o momento da venda a pessoas ignorantes que muitas vezes não tem as mínimas condições de criarem nada. Dessa forma, contribuem para redução das populações da espécie na natureza, o que poderá culminar em fim para a extinção antecipada desta. Não compre aves silvestres sem autorização do IBAMA! 
Classificação científica: 
Reino: Animalia  Filo: Chordata  Classe: Aves  Ordem: Passeriformes  Família: Corvidae Gênero:Cyanocorax  Espécie: Cyanocorax cyanopogon Wied, 1821.

REFERÊNCIAS:
Caten ,Haidi Ten & Oliveira,João P. Fernandes de & Pascotto,Márcia C. ALIMENTAÇÃO DE CYANOCORAX CYANOPOGON (CORVIDAE, PASSERIFORMES, AVES) EM UMA ÁREA DE CERRADO NA REGIÃO LESTE DE MATO GROSSO.
França,Bruno R. de Albuquerque &Silva,Marcelo da& Jorge B. Irusta& Souto,Glauber H. Borges de Oliveira& Júnior,Tonny M. de Oliveira& Rodrigues,Marcelo C. & Pichorim, Mauro. Aves de treze áreas de caatinga no Rio Grande do Norte, Brasil. Revista Brasileira de Ornitologia, 20(3), 312-328. Outubro de 2012 / October 2012.

Freire, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p. 
István Major, Luís Gonzaga Sales Jr. e Rodrigo Castro. Aves da Caatinga, Edições Demócrito Rocha/Associação Caatinga, 2004.
Luís Fábio Silveira. Mundo das Aves. Corvídeos: enorme variação de tipos. Revista CÃes & Cia 407.
LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia/Pedro LimaCerqueira;[ilustrações] – 1 ed. – Bahia: AO, 2006. Pg:345.
Neto, Miguel Rocha. Guia ilustrado: fauna da escola das dunas de Pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos, 2001.
Gralha-Cancã. 500 Pássaros. Disponível em:  http://www.eln.gov.br/opencms/opencms/publicacoes/Pass500/BIRDS/1eye.htm Acesso em: 23/01/2014.
Gralha-Cancã. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/gralha-canca Acesso em: 23/01/2014.
Relação Preliminar da Fauna do Parque Estadual Dunas de Natal “ Jornalista Luiz Maria Alves”. Disponível em:  http://www.parquedasdunas.rn.gov.br/fauna.asp 

5 comentários:

  1. Acabei de ver esta ave , no parque central , em santo André, sp

    ResponderExcluir
  2. minha mãe tinha um só que ele fugiu e hoje n sei com ele voltou!!!!!!!!!!!!!Estou tão alegre

    ResponderExcluir
  3. Uma ave dessas tem visitado meu quintal comendo pitangas e acerolas, logo que vi fiquei admirado com sua beleza e também por nunca ter visto esse animal por essas bandas. Muitos pássaros visitam minhas árvores frutíferas mas esta é a primeira vez que vejo, o que me faz supor que tenha escapado do cativeiro. Sou do litoral sul do RN.

    ResponderExcluir