Nossa página

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Perereca Scinax cf. fuscomarginatus (A. Lutz, 1925); Fauna do RN

   Anfíbio anuro de pequeno porte, com cerca de 2,6 cm de comprimento rostro-cloacal, sendo seu nome científico Scinax fuscomarginatus. Essa espécie de perereca pertence a família Hylidae. Ela geralmente é encontrada geralmente na vegetação baixa próxima a corpos d’água temporários e permanentes, em locais abrigados e áreas de gramíneas. 
   Ocorre em ambientes florestados e áreas abertas, como o Cerrado,Pantanal,áreas de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica, distribuindo-se pelo leste da Bolívia, por todo território paraguaio e nordeste da Argentina e no Brasil a espécie existe no Estado do Amazonas, através do Brasil central, região Nordeste,Sul e Sudeste até o estado do Paraná.
    A espécie é tolerante a ambientes perturbados, e já foi encontrada em cultivo de arroz. Pode ser vista numa faixa altitudinal de 0 a 2.000 m de altitude.
   S. fuscomarginatus caracteriza-se por machos que se agregam em torno de poças permanentes ou temporárias para a reprodução, utilizando a vegetação marginal como sítio de vocalização. Sabe-se que o período reprodutivo é prolongado,sendo a desova depositada diretamente em corpos d’água lênticos, onde os girinos se desenvolvem.

Referências
Garda Lab,UFRN. Herpetofauna da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Macaíba, RN. Disponível em: https://sites.google.com/site/larufrn/fotografia/herpetofauna-da-eaj-macaba-rn Acesso em 06 de agosto de 2014.

Guarino Colli, Lucy Aquino, Claudia Azevedo-Ramos, Débora Silvano, Norman Scott, José Langone 2004. Scinax fuscomarginatus. In:. IUCN 2014 IUCN Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Versão 2014.1. < www.iucnredlist.org >. Transferido em 21 de junho de 2014.

Luís Felipe de Toledo Ramos Pereira. BIOLOGIA REPRODUTIVA DE Scinax fuscomarginatus EM UM FRAGMENTO DE CERRADO NO SUDESTE DO BRASIL. Dissertação apresentada ao Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Campus de Rio Claro, para a obtenção do título de Mestre em Ciências Biológicas (Área de Zoologia). Orientador: Prof. Dr. DENIS OTÁVIO VIEIRA DE ANDRADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário