Nossa página

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Casaca-de-couro-da-lama Furnarius figulus (Lichtenstein, 1823); Fauna do RN

Photo by Celi Aurora (Flickr)
   Ave conhecida popularmente como Casaca-de-couro-da-lama, João-nordestino e Amassa-barro-do-nordeste. Entretanto seu nome científico é Furnarius figulus (Lichtenstein, 1823).  Pertence a família 
Furnariidae, a mesma família do João-de-barro(Furnarius rufus) e do Casaca-de-couro-amarelo((Furnarius leucopus).
   É muito parecido com o Casaca-de-couro-amarelo, mas é diferente daquele principalmente por apresentar as pernas acinzentadas, enquanto que a espécie Furnarius leucopus apresenta as pernas rosadas. 
   "Aparentemente não constrói ninho de barro em forma de fornos, mas sim uma taça de capim e fibras vegetais na base das folhas das palmeiras nos babaçuais ou entre outros gravatás. No entanto a observação em campo tende a mostrar o contrário, pois sempre são vistos chocando em casas muito parecidas com as do joão-de-barro."
   Alimenta-se principalmente de pequenos insetos e suas larvas, geralmente coletados na vegetação rasteira, em áreas alagadas, onde chega a capturar também pequenos peixes.
   Habita as matas ribeirinhas,brejos,áreas úmidas e babaçuais. Sua distribuição geográfica é principalmente na região Nordeste, mas encontra-se em grande expansão para o Sudeste e no leste da Amazônia.

Referência

SIGRIST, T. Avifauna Brasileira: The avis brasilis field guide to the birds of Brazil, 1ª edição, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário