Nossa página

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Morcego Artibeus cf. planirostris (Spix, 1823); Fauna do RN

   Morcego do gênero Artibeus (Leach), provavelmente da espécie Artibeus planirostris (Spix, 1823) que faz parte da família Phyllostomidae e subfamília Stnodermatinae
A espécie A. planirostris possui um tamanho médio entre os representantes do gênero citado, tendo uma amplitude de antebraço variando entre 62 a 73 mm e peso de 40 a 69g. Apresenta coloração acinzentada e lista fáceis pouco perceptíveis, orelhas pequenas com pontas aredondadas, trago curto e folha nasal bem desenvolvida com porção médio-basal livre, uropatágio com poucos pelos e sem cauda (HOLLIS,2005). Alimenta-se principalmente de frutos,sendo considerado um grande dispersor de sementes de várias espécies de plantas pioneiras, apesar de incluir também com menor frequência em sua dieta pólen,néctar e insetos. Pesquisas no Brasil revelam para essa espécie um padrão poliestrico (TADDEI,1976; WILLIG,1985b).
  Vive em florestas, fragmentos de mata,áreas rurais e ecossistemas xeromórficos como a Caatinga e o Cerrado, mas também ocorre na Amazônia (HOLLIS,2005;ZORTÉIA,2002). Sua distribuição estende-se desde a porção ao sul do rio Orinoco e leste dos Andes até o norte da Argentina, tendo sido registrado nos seguintes países:Argentina,Bolívia,Brasil,Colômbia,Equador,Guiana Francesa,Guiana,Paraguai,Peru,Suriname e Venezuela. Segundo a  Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN essa espécie é abundante e não está ameaçada de extinção(IUCN,2008). Esse táxon necessita passar por revisão taxonômica. 
   O registro fotográfico presente nesse texto, foi feito no dia 03 de novembro de 2013, durante excursão na zona rural a cerca de 12 quilômetros da zona urbana, do município de Lajes no Rio Grande do Norte. A colônia de morcegos estava "descansando" no teto de Túnel(grande rocha cortada) abandonado da Ferrovia Lajes/Cerro Corá que nunca funcionou.

Referências

Ademir Kleber Morbeck Oliveira e Frederico Tormin Freitas Lemes. Artibeus planirostris como dispersor e indutor de germinação em uma área do Pantanal do Negro, Mato Grosso do Sul, Brasil. R. bras. Bioci., Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 49-52, jan./mar. 2010

Barquez, R. & Diaz, planirostris M. 2008. Artibeus. A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Versão 2.014,3. < www.iucnredlist.org >. Transferido em 18 de Fevereiro de 2015.

Nelio. R. dos Reis [et al.]. Morcegos do Brasil. Londrina,2007.

Agradecimentos: Agradeço a João Lucas Franco que identificou em nível de gênero os morcegos da foto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário