Nossa página

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Percevejo Hypselonotus cf. fulvus (De Geer, 1775); Fauna do RN

   Percevejo Hypselonotus cf. fulvus (De Geer, 1775) é uma espécie fitófaga que no Brasil foi registrada pela primeira vez por C.H. Hathaway, que a observou sugando brotos de abacateiro (Persea gratissima). Existem também registros dela atacando outras plantas de interesse econômico como: feijão (Phaseolus vulgaris ), milho( Zea mays ),algodão (Gossypium hirsutum) e frutos da goiabeira (Psidium guajava). Além disso, já foram encontrados alguns protozoários (Tripanossomas) dentro do tubo digestivo e glândulas salivares de H. fulvus. Sendo assim, além desse percevejo ser considerada uma espécie-praga para algumas plantações, podendo contribuir para prejuízos nos setores agrícola e florestal, ele pode ser um vetor de algumas doenças em plantas. É uma espécie frequente na região Neotropical, tendo sido registrado em Honduras, Nicarágua, Panamá, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Equador, Argentina e Brasil.

Referências

Evaldo Martins Pires; Roberta Martins Nogueira; Célio Jacinto da Silva ; Fabieli Pelissari ; João Alfredo Marinho Ferreira ; Marcus Alvarenga Soares. New Sucking Coreids Species in Psidium guajava. Scientific Electronic Archives . Volume 4, pg. 31-35, 2013.

Hypselonotus fulvus (DE GEER). Disponível em: http://www.bio-nica.info/Ento/Heterop/coreidae/Hypselonotus%20fulvus.htm Acesso em: 16 de fevereiro de 2015.

Jean-Michel MAES& U. GOELLNER-SCHEIDING. CATALOGO DE LOS COREOIDEA (HETEROPTERA) DE NICARAGUA. Disponível em: http://www.bio-nica.info/revnicaentomo/25-coreoidea.pdf  Acesso em: 16 de fevereiro de 2015.

3 comentários:

  1. Amigo, eu tenho um pé de amora no meu quintal que costuma dar um monte desses percevejos...é cheio desses tipos de percevejo e eu costumo colher as amoras pra comer...existe algum risco de pegar doença de chagas por comer as amoras?...

    ResponderExcluir
  2. A espécie não é exatamente essa, é daquelas comuns e fedorentas que costumam dar nas arvores...é daqueles percevejos comuns que dão nas arvores que liberam mau cheiro e são bem fedorentos...tipo os maria-fedida ou os fede-fede(pentatomídeos/coriscídeos)...Existe algum risco de eu pegar a doença de chagas ou outra doença por comer os frutos de algum pé com infestação desses tipos de percevejos?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tau.
      Segundo o site do Ministério da Saúde a doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, sendo as principais formas de transmissão da doença de chagas as seguintes:

      Vetorial: contato com fezes de triatomíneos infectados, após picada/repasto (os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo).
      Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados.
      Vertical: ocorre pela passagem de parasitos de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês durante a gravidez ou o parto.
      Transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios.
      Acidental: pelo contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado durante manipulação em laboratório ou na manipulação de caça.

      De acordo com Costa-Lima os percevejos da família Pentatomidae se alimentam quase exclusivamente da seiva de plantas, poucas espécies dessa família são eventualmente predadores, sugando a hemolinfa de outros insetos.

      Sendo assim a partir do seu comentário e das informações acima(Ministério da Saúde) não há risco de transmissão de protozoários causador da doença de Chagas através dos Pentatomideos e sim através dos Triatomínios.

      Agora é importante saber se na região/local onde tem as suas amoras se existe naturalmente Triatomínios, caso exista, aí sim é um caso a se analisar, pois deverá nesse caso existir o risco remoto(digo isso, porque nunca li nada na literatura científica que mostre a presença de Triatomíneos em cultivos de amora, como já existe confirmação em plantações de açai e cana-de-açucar) de contaminação através das fezes por exemplo...

      Excluir