Nossa página

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Frango-d´água-azul Porphyrio martinicus (Linnaeus, 1766)

Indivíduo adulto da espécie Porphyrio martinicus forrageando em pântano na Fazenda Estrela,Baía Formosa,RN.

Ave conhecida popularmente como Frango-d´água-azul,  tauá-tauá-azul, entretanto seu nome científico é  Porphyrio martinicus (Linnaeus, 1766). Qual o significado do seu nome? O primeiro nome Porphyrio origina-se de duas palavras gregas "porphurion" ou "porphyrio" que quer dizer galinha do pântano, enquanto que o epíteto específico martinicus é uma palavra de origem latina que refere-se a ilha de "Martinica" no Caribe. Sendo assim, seu nome científico significa literalmente Galinha do pântano da Martinica(ilha americana).
Pertence a família Rallidae, da qual também fazem parte por exemplo, Saracura-do-mangue(Aramides mangle) e o frango-d'água-comum(Gallinula galeata).  Ave migratória que ocorre em todos os estados brasileiros, no sudeste dos Estados Unidos e México até o norte da Argentina.
Indivíduo jovem da espécie Porphyrio martinicus forrageando em riacho  na comunidade  Mendes, em São José do Mipibú,RN.

Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte tenho observado essa espécie em lagoas, pântanos, riachos, rios e açudes de todas as mesorregiões do estado(Mesorregião Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar), sendo minhas últimas observações nos municípios de São José de Mipibu( janeiro de 2014), Monte Alegre( junho de 2015) e Parnamirim( agosto de 2015).

BIBLIOGRAFIA 

FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

SIGRIST,T. Guia de Campo: Avifauna Brasileira (4ª edição). Avis Brasilis,2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário