Nossa página

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Borboleta Pseudolycaena marsyas (Linnaeus, 1758)


    Borboleta da espécie Pseudolycaena marsyas (Linnaeus, 1758) que pertence a família Lycaenidae. 
Indivíduo adulto(alado) dessa espécie apresenta cerca de 6cm de envergadura, a face superior das asas de cor azul metálica,ocorrendo pequenas variações de tonalidade de acordo com a região,enquanto que a face inferior é esbranquiçada com detalhes em preto, prolongamentos filamentosos recurvados nas asas posteriores, que "imitam" antenas, o que proporciona redução nos ataques de predadores por trás. Por isso é comum encontrar indivíduos apresentando asas mutiladas. Ambos os sexos apresentam cauda. São ativas durante o dia e geralmente é vista isoladamente. 
Após o acasalamento, a fêmea procura fazer a postura em plantas das quais as larvas(lagartas) se alimentam, sendo estas consideradas polífagas, alimentando-se de néctar, frutos fermentados e flores. Há registros dela comendo partes de plantas do gênero Asterocarpus e da Mangifera indica L., a popular mangueira (Costa Lima, 1936). As lagartas tem o corpo inteiro de cor verde esmeralda camuflando-a com a planta hospedeira, enquanto na fase de pupa são de cor "palha" fixando-se em em folhas velhas. 
Apresenta distribuição geográfica desde a Colômbia até o Paraguai, sendo encontrada também em várias ilhas do Caribe.

BIBLIOGRAFIA
Pseudolycaena marsyas (Linnaeus, 1758). Disponível em http://www.learnaboutbutterflies.com/Amazon%20-%20Pseudolycaena%20marsyas.htm Acesso em 28 de agosto de 2015.
Pseudolycaena marsyas (Linnaeus, 1758). Disponível em http://lepidopterofilo.blogspot.com.br/2012/03/pseudolycaena-marsyas-linnaeus-1758.html Acesso em 28 de agosto de 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário