Nossa página

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Borboleta Morpho helenor helenor (Cramer, 1776)

Borboleta Morpho helenor helenor (Cramer, 1776) registrada sobre serrapilheira no interior da floresta da RPPN Mata Estrela, em Baía Formosa,Rio Grande do Norte,Brasil.
    Borboleta da espécie Morpho helenor sendo muito semelhante a Morpho aquiles, podendo aquela ser identificada pela presença de "bandas largas verticais de azul brilhante em suas asas e pelos distintos anéis em branco, preto, amarelo e vermelho concêntricos que formam ocelos em suas asas posteriores marrom-oliva inferior". O tamanho destes ocelos, e a largura das bandas azuis no lado superior pode variar bastante. Em M. helenor a "banda submarginal esbranquiçada na asa posterior inferior se alarga em direção ao ápice e é o mais largo".
   Indivíduos machos são observados geralmente em atividade pela manhã e no final da tarde se alimentando de sais minerais em locais úmidos ou absorvendo urina no solo. Nesses ambientes aquáticos geralmente os machos encontram as fêmeas e se acasalam. Posteriormente as fêmeas depositam seus ovos em algumas plantas da família Fabaceae, de sairão as lagartas(fase larval) que se alimentam geralmente de plantas dos gêneros Macharium,Swartzia,Lonchocarpus, Pterocarpus e Dalbergia. As lagartas dessa espécie possuem glândulas eversíveis no tórax que emitem um odor forte, sendo essa uma estratégia de defesa. Ambos os sexos fechar suas asas imediatamente após o pouso. 
    Ocorre em florestas decíduas secas ao nível do mar, bem como nas florestas tropicais úmidas e nos Andes, em altitudes de até cerca de 1800m. É uma espécie encontrada em toda a região neotropical, ocorrendo nos seguintes países: Brasil, Panamá, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, México, Suriname, Guiana Francesa, Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, Honduras, Guatemala, Paraguai, Argentina e Trinidad e Tobago. 

Referências
Morpho helenor. Disponível em: http://www.learnaboutbutterflies.com/Amazon%20-%20Morpho%20helenor.htm Acesso em 04 de fevereiro de 2016.

Disponível em: https://netnature.wordpress.com/2014/02/12/ecologia-de-borboletas-morpho/ Acesso em 04 de fevereiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário