Nossa página

domingo, 22 de maio de 2016

Catucá Salzmannia nitida DC.

   Planta conhecida popularmente como Catucá , entretanto seu nome científico é Salzmannia nitida. Pertence a família Rubiaceae, da qual também fazem parte por exemplo, o Jenipapo(Genipa americana),a Angélica(Guettarda angelica) e Poaia-rasteira(Richardia grandiflora).
  Espécie de porte arbustivo(0,5-2m de altura), nativa, endêmica do Domínio da Mata Atlântica. Até o momento foi registrada sua ocorrência apenas na vegetação da restinga da região Nordeste, nos estados da Paraíba, Pernambuco,Bahia, Alagoas, Sergipe e no Rio Grande do Norte.

Referências

Guia de Plantas. Salzmannia nitida DC. Disponível em: http://www.cepan.org.br/guia-plantas-detalhe.php?id=139 acesso em 22 de maio de 2016.

Organizador Rafaela Campostrini Forzza... et al. Catálogo de plantas e fungos do Brasil, volume 2. Rio de Janeiro : Andrea Jakobsson Estúdio : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou precisando fazer umas muda de Catuca voces pode mim ajudar

      Excluir
  2. Não entendo porque não explicam pra que serve essa planta Catucá, é planta medicina ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown.
      Na literatura não encontrei nada detalhado em relação ao uso medicinal dessa espécie, por isso não informei. Até porque algumas espécies de plantas quase nada se sabe sobre as reais propriedades medicinais delas. Essa aí por exemplo, é citada em um trabalho que é indicada para combater dor de dente, porém o trabalho não informa nem que parte dela é usada com o devido fim de acordo com a medicina popular. Sendo assim, preferi não adicionar no texto do post.
      At.te,Francisco Souza.

      Excluir