Nossa página

domingo, 25 de setembro de 2016

Cajarana-de-macaco Homalolepis bahiensis (Moric.) Devecchi & Pirani

  Planta conhecida popularmente como Cajarana-de-macaco, Calunga ou Fel-da-terra, entretanto seu nome científico é Homalolepis bahiensis (Moric.) Devecchi & Pirani.
  Espécie de porte arbustivo a arbóreo com copa densa, e que pode apresentar altura variando de 2m a 6m de altura. Suas flores são esverdeada e apresentam cheiro forte adocicado, enquanto que os frutos imaturos são verde-ferrugíneos.  De acordo com alguns moradores de Baía Formosa essa planta é  utilizada tradicionalmente no tratamento de diarreias, dores, inflamações,úlceras gástricas e para diabete.
   Espécie de origem nativa, endêmica(exclusiva) do Brasil, encontrada na vegetação de restinga(tabuleiro litorâneo) que faz parte do "bioma Mata Atlântica", tendo a ocorrência confirmada apenas para a região Nordeste(Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe) do país. 

Referências
Devecchi, M.F.; Pirani, J.R.; Thomas, W.W. Simaroubaceae in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB604259>. Acesso em: 29 Set. 2019.

Organizador Rafaela Campostrini Forzza... et al. Catálogo de plantas e fungos do Brasil, volume 2. Rio de Janeiro : Andrea Jakobsson Estúdio : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.

11 comentários:

  1. como eu consigo uma muda ou fruta. nunca vir aqui em recife, mas já me interessei. pierresousact@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na ilha de Itamaracá na estrada para a praia de sucego tem muitos pés frutificando!
      Foi lá que achei cementes!

      Excluir
  2. Caraca, finalmente consegui informação sobre essa fruta tão consumida na minha cidade Baia Formosa aqui no RN. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tira a casca com uma faca, que é grossa e áspera , tem um caroço grande envolto em fiapinhos fininhos, parecidos com os da manga, a parte comestível é fina, meio amarga. Possui cor laranja bem forte.

      Excluir
    2. Adoro essa fruta aqui em baía Formosa Rio Grande do norte, os nativos adora

      Excluir
  3. Quando eu estou com dor no estômago eu chupo cajarana a dor passar e um santo remédio

    ResponderExcluir
  4. Descobriu-se que se trata de uma nova espécie, agora identificada como Homalolepis bahiensis (Moric.) Devecchi & Pirani, tendo sua distribuição por todo o litoral do nordeste.

    https://www.researchgate.net/publication/322223979_The_Neotropical_genus_Homalolepis_Turcz_Simaroubaceae

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa fruta é muito cosumida por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela informação! Achei uma e plantei sem saber o que era. Está crescendo já. Alguém sabe se saguis comem? Queria plantar num parque para beneficiar a fuana.

    ResponderExcluir